22 de Março: Água... lembre-se dela hoje e sempre...

Beber água demais pode ser tão prejudicial quanto não ingerir o suficiente

Sabe que dia é hoje? Hoje é dia 22 de março, comemoramos hoje o Dia Mundial da Água. Muito mais do que falar sobre a importância desse líquido para a sobrevivência do nosso planeta (e a nossa consequentemente), o dia também é marcado por iniciativas de profissionais da área médica que visam orientar a população sobre o valor da água também para o nosso organismo.

Você sabe, por exemplo, por que é preciso ingerir dois litros de água todos os dias? É que diariamente perdemos exatamente essa quantidade de líquido. Daí a necessidade, segundo a nutricionista Weruska Barrios, do Hospital Samaritano de São Paulo, de consumirmos um montante igual ou maior para que não entremos em um processo de desidratação e intoxicação. “Uma pessoa que não bebe a quantidade de água necessária acaba sobrecarregando seu rim, já que ele é um mecanismo de diluição e concentração da urina”, afirma a nutricionista. Quando falta água o cérebro emite um sinal de sede, incentivando a ingestão de líquidos e o restabelecimento do equilíbrio hídrico. Se isto não ocorrer, o corpo começa rapidamente a se desidratar até um ponto em que haverá redução do volume de água circulante, queda de pressão arterial, redução do bombeamento do sangue no cérebro e aumento na concentração de sódio. “A ingestão inadequada de água, em casos extremos, pode até ser fatal”, diz Weruska.

Em condições normais - ou seja, em repouso, temperatura ambiente não elevada e trajes adequados – são necessários de 30 a 35 ml/kg diários de água. Sendo assim, uma pessoa que pesa 70 quilos precisa de 2.000 a 2.500 ml de água por dia. No entanto, esta conta também inclui, além da forma pura da água, a quantidade do líquido em outros produtos, como leite, sucos, chás, frutas e alimentos. No entanto, a profissional alerta para o perigo de se tomar água demais, sem ingestão equivalente de sal. Muita água em pouco tempo pode levar a grandes diluições do plasma, com consequências perigosas ao cérebro, ocasionando a síndrome de Hiponatremia, transtorno caracterizado pelo desequilíbrio da concentração de sódio no organismo. “Assim como em quase tudo na vida, é recomendável manter um equilíbrio, para que não haja falta e muito menos excesso de água no corpo”.

(Monique dos Anjos)
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.