Conheça mais: Rúcula e uma receita de dar água na boca!

A rúcula (Eruca sativa) é uma hortaliça muito utilizada em saladas, com um sabor característico e que está cada vez mais sendo consumida no Brasil. É uma planta anual, da família das brassicáceas, que chega a medir 12cm de altura. Suas folhas são espessas, podendo apresentar a coloração verde-clara ou um verde-arroxeado.

O plantio é feito o ano inteiro, em regiões de clima ameno, pois é neste tipo de clima que a rúcula se desenvolve melhor. Em regiões que apresentem um clima mais quente, principalmente no verão, o plantio deve ser feito de março à agosto. O solo deve ser preparado para o plantio, dez dias antes, utilizando-se cerca de 10kg, por metro quadrado, de esterco curtido de curral.

Os sulcos devem ter um espaçamento de 30cm, sendo utilizado 1g de sementes por metro quadrado. A colheita é realizada de 30 a 40 dias depois da semeação, quando, então, as folhas devem ser cortadas bem rente ao solo ou quando é feito o arrancamento completo da planta. Em alguns casos, são feitos cortes diferenciados, quando se completa cerca de 20 dias que foi feito o primeiro corte, antes mesmo do florescimento



Tratos culturais, pragas e doenças

Uma medida muito importante a ser adotada é a irrigação, que deve ser feita diariamente, através de métodos manuais ou mecânicos. Outro cuidado da maior importância é que se faça adubação por cobertura, após cada corte realizado, utilizando-se sulfato de amônio ou de nitrocálcio, na proporção de 40g por metro quadrado. As pragas mais comuns que atacam a rúcula são o curuquerê, as lagartas e os insetos sugadores e mastigadores. Como doenças mais destrutivas e comuns, podemos citar a podridão negra e a podridão mole, os mosaicos e a hérnia.

Conhecida também como mostarda persa, é uma planta da família da mostarda. A rúcula tem sabor picante, porém mais forte e amarga do que a mostarda. Destaque Nutricional: Rica em vitamina A e C, e sais minerais principalmente cálcio e ferro. Auxilia na prevenção da anemia e excelente estimulante de apetite.

Porção: 100 g: Kcal: 17,22, Carboidrato: 2,03, Proteína: 1,60, Gordura: 0,30, Fibras: 1,47, Colesterol: 0

Rúcula protege contra úlceras gástricas

As úlceras gástricas afetam uma expressiva quantidade de pessoas no mundo todo. Eu tratamento incluem o uso de inibidores da bomba de prótons, que apesar de eficiente não traz a cura completa da doença. Além disso, o uso contínuo do medicamento tem efeitos colaterais por isto farmacêuticos não cansam-se de procurar tratamentos mais eficientes. A rúcula, assim como outros membros da família das brássicas (como repolho, couve-flor e brócolis) possui propriedades especiais inibindo tumores, protegendo o fígado e prevenindo úlceras gástricas. Estudo publicado este mês no World Journal of Gastroenterology mostrou que o uso de um extrato feito com a rúcula foi capaz de reduzir a secreção ácida gástrica e as úlceras em ratos. Os autores concluem que o extrato a base de rúcula possui propriedades antisecretórias, citoprotetoras e atividade anti-úlcera em lesões gástricas induzidas mediadas provavelmente pela atividade de prostaglandinas ou por propriedades antisecretórias e antioxidantes deste vegetal. O ministério da saúde recomenda uma ingestão de pelo menos 400 gramas de frutas e verduras ao dia. Varie bastante e dentre estas inclua sempre as brássicas.

Sanduíche com ricota e rúcula
(imagem ilustrativa)

Ingredientes
- 2 fatias de pão integral ou pão ciabata
- 4 colheres (sopa) de ricota amassada
- 1 colher (sopa) de iogurte desnatado
- 1 colher (chá) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
- 1 tomate pequeno em rodelas
- 4 folhas de rúcula
- Sal à gosto

Modo de Preparo: Em uma tigela, coloque a ricota, a mostarda, o iogurte, a aveia e sal. Misture amassando com o garfo, até obter uma pasta homogênea. Distribua a pasta em cada fatia, as rúculas e o tomate.

Referências Bibliográficas: RuralNews; Alqasoumi S, Al-Sohaibani M, Al-Howiriny T, Al-Yahya M, Rafatullah S. Rocket "Eruca sativa ": A salad herb with potential gastric anti-ulcer activity. World Journal of Gastroenterology 2009; 15(16): 1958-1965 http://www.wjgnet.com/1007-9327/15/1958.asp; RGNutri http://www.rgnutri.com.br/alimentos/propriedades/rucula.php
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.