Unhas fracas e cabelos quebradiços?


Texto: Dr. Vinícius Graton Costa

A unha é uma estrutura composta por queratina presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. É produzida por glândulas em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade. As unhas assumem formas e funções diferentes nas várias espécies animais. Na forma de garras, servem para cavar ou agarrar um substrato ou um alimento. Na forma de cascos, atuam absorvendo o impacto dos membros durante corridas ou para absorver o peso do animal. Nos humanos e em muitos primatas, as unhas são reduzidas e arredondadas, o que favorece a precisão na manipulação de objetos com a ponta dos dedos, além de facilitar a ação de segurar galhos ou objetos com as mãos e pés. Nossas unhas são constituídas basicamente de queratina, uma proteína responsável pela camada exterior da pele e de nosso cabelo. Para que tenhamos uma produção adequada de queratina, é necessário que tenhamos também uma ingestão adequada de proteínas em nossa alimentação. Ao consumirmos alimentos ricos em proteínas, estes serão transportados para as áreas de maior necessidade em nosso corpo. Sabemos porém que para a manutenção de nossa saúde, unhas e cabelos não são classificados como áreas de prioridade para nosso corpo. Sendo assim estes os primeiros elementos a sofrerem caso ocorra escassez destes nutrientes.

E como podemos detectar tal escassez?

Bom, primeiramente é fundamental uma avaliação dos hábitos alimentares, para isso é necessário que o nutricionista entre em ação, coletando todas as informações necessárias com relação a seus hábitos alimentares, avaliar seu histórico familiar e se necessário poderá ainda solicitar alguns exames para auxiliarem no diagnóstico. É comum nos depararmos com pessoas que realizam "dietas" sem qualquer orientação profissional apresentarem complicações diversas, dentre estas podemos citar os problemas na nutrição capilar e no fortalecimento de nossas unhas. A realização de dietas restritivas comumente encontradas na internet e repassadas por amigos sem qualquer avaliação acometem em muito nossa saúde. É importante lembrarmos que IMC dentro do que é considerado eutrófico nem sempre é significado de saúde. O nutricionista desenvolve um trabalho magnífico para a saúde humana. Ele elabora um plano alimentar único e individual para cada paciente, lhe auxilia a desenvolver hábitos saudáveis capazes de lhe garantirem saúde em todas as fases da vida. Rever sua alimentação quanto à presença de lacticínios, carne, peixe, marisco, ovos, e quanto à combinação de cereais e leguminosas igualmente favorecedores de proteínas.

Queda de Cabelo


Por outro lado, a queda de cabelo pode estar associada a períodos de stress intenso ou à anemia, muito freqüente nas mulheres em idade fértil, por carência de ferro e ácido fólico. Se for o caso, deverá privilegiar a carne, peixe, marisco, frutos secos (alperces, ameixas), vegetais verde escuro, frutos gordos (nozes, avelãs,...) cereais e as leguminosas (feijões, lentilhas, grão …).

Vitamina C

É importante lembrarmos que é possível melhorarmos a biodisponibilidade dos nutrientes. A vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro dos alimentos vegetais. Inclua citrinos e outros frutos e legumes frescos no seu menu. Claro que existem suplementos específicos para o seu caso mas, antes de os tomar, deverá fazer uma avaliação nutricional completa, para não acabar por tapar o sol com uma peneira, como se costuma dizer.

Nas Unhas, Sinais do Estado Nutricional

As unhas são formadas de uma proteína fibrosa denominada queratina e ajudam a proteger as pontas dos dedos das mãos e pés. Além disso, quando apresentam alguma irregularidade podem ser indicadores de algum problema de saúde ou deficiência nutricional (READER´S DIGEST, 2001). Para manter-las sempre bonitas e saudáveis é preciso uma boa alimentação, pois manter bons hábitos alimentares auxilia no crescimento e na saúde das unhas, já que a falta de alguns nutrientes e vitaminas podem deixá-las quebradiças e frágeis (READER´S DIGEST, 2001).

A nutrição desempenha um papel muito importante na aparência e aspecto da unha. A ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B pode provocar listras nas unhas e a falta de cálcio pode torná-las secas e quebradiças. A deficiência de vitamina C e ácido fólico pode ter uma responsabilidade parcial pelo aparecimento de problemas nas unhas (READER´S DIGEST, 2001). A biotina e as demais vitaminas do complexo B juntamente com aminoácidos, vitaminas C e E, auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes (READER´S DIGEST, 2001).

Portanto é importante incluir alguns alimentos na rotina alimentar e garantir a saúde e beleza das unhas. São eles:

- Fontes de vitamina C: Laranja, pimentão amarelo, mamão e morango.
- Fontes de vitamina E: Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais.
- Fontes de biotina: peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais.
- Fontes de vitaminas do Complexo B: ovo, carne, aves e leite.

Existem algumas doenças relacionadas com as unhas, como:

- Síndrome da unha amarela: esta patologia é caracterizada por unhas rígidas e opacas, de cor amarelada, sem presença de cutícula, linhas transversais e longitudinais proeminentes, curvatura lateral exagerada e crescimento reduzido. A vitamina E em altas doses e por um longo período de tempo está sendo utilizada como tratamento para essa síndrome, porém o seu uso tem sido descrito como causador de sérios efeitos colaterais (KAMINSKY; CASTRO, 1994).
- Síndrome da unha frágil: conhecida pela diminuição da resistência ungueal e que acomete principalmente as mulheres. A exposição a agentes químicos, alguns cosméticos, fungos e traumas repetitivos podem desencadear a síndrome da unha frágil (COSTA; NOGUEIRA; GARCIA, 2007). O tratamento é realizado através dou uso de biotina que apresenta melhora no quadro clínico (COSTA; NOGUEIRA; GARCIA, 2007).

Manter uma alimentação saudável e equilibrada garante a saúde para o corpo, por isso, a nutrição é fundamental para a vitalidade e aparência das unhas, pois quando bem tratadas e bonitas são consideradas sinais de beleza.


Fonte: Referências Bibliográficas - COSTA, I.M.C.; NOGUEIRA, L.S.C.; GARCIA, P.S. Síndrome das unhas frágeis. An. Bras. Dermatol. Rio de janeiro, v. 86, n. 3, p. 263- 267, 2007. KAMINSKY, S.; CASTRO, L.G.M. Síndrome das unhas amarelas: relato de um caso. An. Bras. Dermatol. Rio de janeiro, v. 69, n. 2, p. 115- 117, mar./abr., 1994. READER´S DIGEST. O poder da cura de vitaminas, minerais & outros suplementos. 1º ed. Rio de Janeiro: Reader´s digest Brasil, 2001. RGNUTRI - http://www.rgnutri.com.br/sqv/estetica/unhas.php
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.