Estudo usa wolfberries chinês para melhorar as imperfeições da visão causada pela diabetes tipo-2.

Texto traduzido por Dr. Vinícius Graton, nutricionista.

Um investigador da Universidade do Estado do Kansas está explorando o uso de wolfberries chinês paraa melhorar as deficiências de visão que são comuns para diabéticos tipo-2. Dingbo "Daniel" Lin, K-Estado professor assistente de pesquisa da nutrição humana, está estudando wolfberries e seu potencial para melhorar os danos à retina. Seus resultados mostram que a fruta pode reduzir o estresse oxidativo, que sofre o olho como resultado da diabetes tipo-2.

"Eu não diria que wolfberries são um remédio, mas eles podem ser usados como um suplemento dietético para os tratamentos tradicionais para melhorar a visão", disse Lin. "Wolfberries tem alta atividade antioxidante e são muito benéficas para se proteger contra o estresse oxidativo causado por estímulos ambientais e mutações genéticas."

Estimular o Sistema Imunológico e Reequilibrar a Homeostase

Lin tem experiência em bioquímica e investigação do olho, e ele queria construir uma ponte sobre o seu trabalho atual em nutrição com a visão. "Na história da nossa cultura, nós temos literatura da medicina tradicional, que descreve coisas como a wolfberry e suas funções", disse Lin. Wolfberries são laranja e vermelho, oblongo-moldado e cultivado na China. Lin disse que o fruto é conhecido por ajudar a reequilibrar a homeostase, estimular o sistema imunológico, por nutrir o fígado e os rins e melhorar a visão. Ele queria compreender os mecanismos dos efeitos do wolfberry na visão e começou o projeto em julho de 2008. Lin e seus colegas descobriram que wolfberries têm altos níveis de zeaxantina, luteína, polissacarídeos e polifenóis, que têm sido mostrados para melhorar a visão, incluindo a prevenção da degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética.

Wolfberries Secas

Os pesquisadores estão usando wolfberries secas e analisando seus efeitos sobre a retina. "É a camada de células apenas na medida em volta da retina que fornece um suporte fundamental para toda a retina, assim como a base de um edifício", disse Lin. "Todos os nutrientes passam por essa camada da pilha."

Estresse Oxidativo

Ao utilizar ratos com diabetes tipo-2, os pesquisadores avarliarão os efeitos da wolfberries sobre o estresse oxidativo, um dos fatores que ocorre na retinopatia diabética, que é uma complicação comum da diabetes e a principal causa de cegueira em adultos. "O estresse oxidativo é conhecida como insuficiência de células de produção de oxigênio reativo", disse Lin. "Estresse oxidativo celular está envolvida em muitas doenças humanas, tais como diabetes, deficiência visual e cegueira." Os pesquisadores também analisaram o retículo endoplasmático, que é onde o processo de dobramento de proteínas ocorre em uma célula. Quando o acúmulo de agregados da proteína unfolded ocorre persistentemente, o retículo endoplasmático está sob estresse. O estresse prolongado acabará por causar morte de células, disse Lin.

Estudos in vitro e in vivo têm mostrado que o Goji fitoquímicos protegem as células do epitélio pigmentar da retina em hiperglicemia, ou glicose alta. Os resultados mostram que a fruta tem efeitos locais sobre o estresse oxidativo, reativa a AMPK enzima e reduz o estresse do retículo endoplasmático. Lin afirma que o AMPK é uma enzima fundamental para o equilíbrio da homeostase energética celular e o resultado da investigação atual, irá levar ao desenvolvimento de modificações alimentares visando a prevenção de doenças oculares.

Os investigadores estão continuando a estudar wolfberries e seus benefícios para a saúde. Lin disse que o wolfberries poderia ser usado como um suplemento dietético, embora a fruta não é susceptível de ser encontrado em lojas de comida tradicional. Ele disse que os consumidores poderão encontrá-los em lojas de comida chinesa ou na Internet.

Pesquisa Nutrigenômica

A pesquisa é parte de um campo de rápido movimento chamado Nutrigenômica, que estuda os efeitos dos alimentos sobre a expressão dos genes e doenças. Nutrientes têm demonstrado afetar a expressão do gene, e pela compreensão do papel dos nutrientes específicos e como eles podem causar doenças, os cientistas poderiam recomendar alimentos específicos para um indivíduo baseado em sua genética.

Fonte: Kansas State University
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.