Faça dos alimentos seus aliados

Pratos com propriedades funcionais afastam doenças e garantem energia
Uma alimentação balanceada é o segredo para afastar doenças e garantir energia e disposição para o dia a dia.

O ato de comer não precisa ser encarado como uma ida à farmácia, mas já está provado que, das 10 doenças que mais matam no mundo, cinco estão associadas a uma dieta ruim: obesidade, diabetes, infarto, derrame e câncer, principalmente os de intestino, mama e próstata.

A regra básica a ser aprendida é fácil. É muito melhor para sua saúde ingerir alimentos frescos e integrais - a boa e velha comidinha caseira - do que processados e industrializados, ainda que sejam práticos. O jornalista americano Michael Pollan, autor do livro Em Defesa da Comida (Intrínseca), é taxativo nesse assunto: "Coma apenas o que a sua avó reconheceria como comida".

Se na sua cozinha há frutas, verduras, leguminosas, peixes e cereais integrais, é um ótimo sinal. Todos esses alimentos são considerados funcionais. Ou seja, além dos efeitos nutricionais habituais, trabalham como soldados aliados da saúde e são capazes de produzir benefícios sobre uma ou várias funções específicas do organismo, como reduzir o risco de doenças, explica a pesquisadora Jocelem Salgado, professora de Nutrição da Universidade de São Paulo (USP) e autora de livros sobre o tema, como o Guia dos Funcionais (Ediouro).

Os alimentos funcionais não são garantia de que uma pessoa não terá determinada doença porque de nada adianta comer funcionais e abusar de alimentos pouco saudáveis, como frituras, ou ser sedentário e fumar. Mas eles são poderosos agentes de prevenção de doenças.

Um aspecto importante é que para um funcional "fazer efeito" precisa ser consumido com frequência ao longo da vida, lembra o nutricionista Fabio da Silva Gomes, analista sênior de Programas Nacionais para Controle de Câncer do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Não resolve comer uma grande quantidade num dia e ficar a zero na semana seguinte.

- Para colocar em prática uma alimentação funcional, basta priorizar antigos hábitos brasileiros, como comer feijão com arroz em vez de fast food. Falta de tempo não é desculpa para comer mal. Hoje as pessoas gastam mais tempo esperando uma pizza pedida por telefone do que se preparassem em casa um bom peixe - relaciona Fabio.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.