Telmisartana - ganho de peso e composição corporal em ratos


Efeitos da Telmisartana sobre o ganho de peso e a composição corporal em ratos

O medicamento Telmisartana é um bloqueador do receptor de angiotensina II e, portanto, utilizado para tratar a hipertensão. Em estudo realizado por Yusuf e colaboradores (2008) observou-se que este medicamento também favorece a redução do risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em pacientes com mais de 55 anos de idade com histórico de diabetes ou problemas cardiovasculares. Além disso, evidências in vivo realizadas em modelos de obesidade e em roedores tratados com Glitazonas apontam para o efeito da Telmisartana na prevenção do ganho de peso e na redução da ingestão alimentar. Neste contexto, estudo recente avaliou a influência da Telmisartana e da Pioglitazona e sua associação sobre o ganho de peso e a composição corporal através da influência de mediadores neuroendócrinos envolvidos na ingestão alimentar, tais como a proteína relacionada ao gene agouti (AgRP), proopiomelanocortina (POMC), leptina (Lept) e neuropeptídeo Y (NPY). Neste estudo, camundongos machos C57BL/6 foram alimentados com uma dieta rica em lipídeos e distribuídos aleatoriamente em 4 grupos: veiculo, pioglitazona, telmisartana, e pioglitazona-telmisartana.

Foram analisados ganho de peso, ingestão de água e alimentos, composição corporal, niveis plasmáticos de leptina e expressão hipotalâmica dos mediadores neuroendócrinos. Estudos complementares foram feitos com Irbesartana e também em camundongos deficientes no receptor de angiotensina II, o AT1.

Os resultados mostraram que a Telmisartana preveniu o ganho de peso e de gordura quando comparados aos animais dos grupos veiculo e tratado com Pioglitazona e possibilitou a redução da ingestão de alimentos, a expressão hipotalâmica da AgRP e os niveis plasmáticos de Lept. As modificações no NPY e POMC não foram consistentes com as mudanças observadas na ingestão de alimentos. Quando utilizada a Irbesartana, os efeitos sobre o ganho de peso e a expressão da AgRP foram intermediários. Nos camundongos com deficiência no receptor de angiotensina II, os efeitos da Telmisartana sobre o ganho de peso foram pronunciados. Estes dados confirmam os efeitos anorexigênicos da Telmisartana em camundongos alimentados com uma dieta rica em lipídeos e sugerem um papel funcional deste medicamento sobre a regulação da proteína orexigênica AgRP.

Portanto, as propriedades anorexigênicas da Telmisartana foram independentes do receptor AT1 e possibilitaram a manutenção do ganho de peso e da composição corporal em camundongos alimentados com uma dieta hiperlipídica tratados ou não com Pioglitazona.

Fontes: AUBERT, G. et al. Neuroendocrine characterization and anorexigenic effects of telmisartan in diet- and glitazone-induced weight gain. Metabolism. V.59, p. 25-32, 2010. YUSUF, S.; DIENER, H.C.; SACCO, R.L. et al. PRoFESS Study Group. Telmisartan to prevent recurrent stroke and cardiovascular events. N Engl J Med., v.359, p.1225-37, 2008.
Nutrição em Pauta.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.