Acompanhamento de nutricionista é essencial no tratamento contra o câncer

Independente do tipo do câncer, o tratamento é sempre delicado. Isso porque os pacientes ficam debilitados não somente por conta do esforço exigido pelo organismo para reagir à doença e aos tratamentos, mas também pela própria imunidade do organismo, que fica baixa e suscetível a infecções.

Uma das consequências mais frequentes durante o tratamento é a desnutrição, decorrente da redução da ingestão de alimento, alterações metabólicas provocados pelo tumor e pelo aumento da demanda calórica pelo crescimento do tumor.

Para combater estes sintomas e evitar outras doenças, inclusive, muitos oncologistas indicam um tratamento multidisciplinar, que inclui, por exemplo, o acompanhamento do especialista em Nutrição.

“A agressividade e a localização do tumor, os órgãos envolvidos, as condições clínicas, imunológicas e nutricionais impostas pela doença e magnitude na terapêutica são fatores que podem comprometer o estado nutricional do paciente, com graves implicações prognósticas e interferir diretamente no tratamento, seja ele cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico”, explica a nutricionista do Centro de Oncologia do Paraná, Lislane Maria Dequech.

“Desenvolvemos com todos os nossos pacientes um acompanhamento contínuo para proporcionar mais qualidade de vida e bem estar por meio da nutrição”, completa. Nos casos em que faz parte do tratamento a quimioterapia, a Nutrição auxilia os pacientes com efeitos colaterais como mucosite, esofagite, diarreia, obstipação, nauseas, vômitos, alteração de paladar, saliva espessa e viscosa e boca seca.

“Estes casos podem ser monitorados com uma nutrição oral adequada, podendo contar também com suplementos nutricionais e até auxílio de alimentação enteral, ”, explica Lislane que enfatiza ainda a importância de uma nutrição equilibrada. “Em alguns casos, se o paciente não tiver um acompanhamento nutricional adequado, a desnutrição pode levá-lo a óbito, mesmo com o câncer controlado”, completa.

(Texto: Monique dos Anjos)

Submarino - Frete Grátis para todo o Brasil nas compras acima de R$99! Até 12x sem juros!

Fonte: http://www.abril.com.br/blog/dieta-nunca-mais
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.