Curiosidade: Plantas Medicinais - Estamos falando de Erva-Doce


Texto/Adaptação: Vinícius Graton - nutricionista.

A erva-doce (Pimpinella anisum L.), conhecida também como anis, é uma planta originária da costa mediterrânea. É usada como antiespasmódica, inibidora da fermentação intestinal e carminativa (Brunetton, 1991). Estudos recentes desvendaram novas e importantes atividades atribuídas a Pimpinella anisum L.. Os testes feitos por Boskabady & Ramazani-Assari (2001), constataram a ação broncodilatadora do óleo essencial e dos extratos etanólicos e aquosos desta planta que apresentaram forte atividade antioxidante e notável ação antibacteriana para bactérias Gram positivas e Gram negativas (Gülçin et al., 2003). Além disso, foi comprovado que o óleo essencial desta planta pode reduzir os efeitos causados pelo uso da morfina (Sahraei et al., 2002).

A crescente popularidade da erva-doce, do quebra-pedra, da camomila e da espinheira santa tem proporcionado um aumento no comércio dos produtos que apresentam alguma destas plantas em sua composição. Entretanto, a falta de informações e o fraco desenvolvimento tecnológico na área de produção de medicamentos fitoterápicos no Brasil vêm comprometendo a real eficácia e a segurança dos produtos utilizados (Brandão et al., 2002).

Recomendação segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para adultos.

As alegações terapêuticas consideram apenas as formas de preparo e usos específicos aqui tratados, ficando excluídas desta resolução ações farmacológicas e indicações terapêuticas que, embora relevantes pelo uso tradicional, ou subsidiadas por estudos científicos, requeiram formas de preparação ou uso não previstas nesta Resolução.

Forma de Utilização:
Decocção: 1,5 g (3 col café) em 150mL água (xíc chá).

Posologia e modo de usar:
Utilizar 1 xíc chá 3x ao dia

Alegações:
Dispepsia (distúrbios digestivos), cólicas gastrointestinais e como expectorante.

Informações adicionais em embalagem:
A droga vegetal deve ser amassada imediatamente antes de usar

Referências:
WICHTL, 2003 GARCIA et al, 1999 ALONSO, 2004
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.