Confira como preparar receitas conhecidas, mas de forma diferente

Pão de queijo sem queijo, brigadeiro de batata doce, quibe sem carne; veja como fazer

Brigadeiro, quibe e pão de queijo todo mundo conhece. Mas o Jornal Hoje mostra que é possível preparar esses pratos com pequenas modificações para quem tem restrição a alguns ingredientes.

As receitas tradicionais com ingredientes tão diferentes têm suas vantagens.

"A primeira vantagem é com relação ao preço, ele é bem mais barato, o rendimento é bom e, em termos nutricionais, a gente tem diferentes tipos de nutrientes do que o tradicional", conta a nutricionista Suzy Elaine Bianco.

A gente pensa que a maior vantagem dessas receitas é a economia. Não é só isso. Esses alimentos têm menos calorias que os tradicionais, e são ideais para aquelas pessoas que não gostam de queijo ou que têm, por exemplo, intolerância à lactose.

A nutricionista vai nos ensinar os truques para substituir os ingredientes sem perder o sabor. Vamos ver o pão de queijo sem queijo. O preparo é muito simples: mandioca, óleo, ovos, polvilho azedo e sal.

"A partir da mandioca cozida e espremida, adicionar aos poucos o restante dos ingredientes. Colocar os ovos um a um separadamente, o óleo, o sal. O ideal é que seja no máximo uma colher de sopa rasa de sal e o polvilho sendo adicionado aos poucos, depende do tamanho da mandioca. E misturar.

Já no ponto, a massa deve ficar um pouco pegajosa, porque se ficar duro fica muito seca. Após lavar as mãos, vai enrolando. Depois de enrolado, é só levar ao forno até ele começar a dourar", ensina Suzy.

Na receita do quibe sem carne o segredo é usar batata.

"A batata e a farinha dão a liga e fazem o que normalmente a carne faria", c
ompleta a nutricionista.

E para o brigadeiro de batata doce, dá até para abrir mão do leite.

"O leite em pó que a gente usa no brigadeiro pode ser substituído por extrato de soja, também conhecido como leite de soja, em pó", diz Suzy.


Receita: Pão de queijo

Ingredientes:
1 kg de mandioca cozida e espremida
1 xícara de chá de óleo
2 ovos inteiros
600 gramas de polvilho azedo

Sal a gosto a partir da mandioca cozida e espremida, vá adicionando o restante dos ingredientes. Coloque os ovos um a um separadamente, o óleo e o sal. O ideal é que seja, no máximo, uma colher de sopa rasa de sal e o polvilho adicionado aos poucos, dependendo do tamanho da mandioca. Misture tudo e, após lavar as mãos, vá enrolando. Depois de enrolado, é só levar ao forno até ele começar a dourar.


Receita: Quibe

Ingredientes:
500 gramas de trigo para quibe
3 batatas médias cozidas e espremidas
Hortelã a gosto
1 cebola média picada
1 colher de sopa de farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Azeite para regar antes de assar. Hidrate o trigo com água fervente. Ele vai absorver essa água fervente, vai amolecer e não precisa espremer esse trigo depois. Unte uma forma com azeite e vá colocando o quibe. Se quiser rechear, é só colocar uma camada de quibe, um recheio e outra camada de quibe. A batata e a farinha dão a liga e fazem o que normalmente a carne faria. O quibe deve ser cortado antes de assar, porque senão na hora de tirar ele vai quebrar. Corte os pedaços, regue com azeite e leve para o forno. Asse até dourar por cima.


Receita: Brigadeiro de batata doce

Ingredientes
1 quilo de batata doce cozida e espremida
1 quilo de açúcar
2 xícaras de chá de leite de soja em pó
1 xícara de chá de chocolate em pó
1 pacote de gelatina sem sabor

Obs: o leite em pó pode ser substituído por extrato de soja (leite de soja) em pó.
Misture todos os ingredientes e leve ao forno, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Depois de cozido, do ponto do fundo da panela, deixe esfriar, enrole e passe no granulado, umedecendo a mão com água. Depois de passado no granulado, é só colocar em formas de papel para enfeitar a mesa.



Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.