Influência do ácido fólico e tabagismo no tamanho de bebês

Influência do ácido fólico e tabagismo no tamanho de bebês

O estado de folato e o tabagismo em mulheres grávidas são potenciais fatores de risco para o tamanho do bebê ao nascer. Pesquisadores avaliaram a associação de diversos indicadores da ingestão de folato e do tabagismo com resultados de nascimentos em uma subamostra de participantes do estudo de coorte da Noruega, envolvendo 2934 grávidas entre os anos de 2002 e 2003. Os dados foram coletados durante o segundo trimestre e incluíam idade gestacional, peso ao nascer, circunferência da cabeça, comprimento e pequeno para a idade gestacional (PIG). As médias de consumo de folato obtidos pela dieta e pelo suplemento foram 268,0 mg/d e 187,7 mg/d, respectivamente. As fumantes tiveram menor ingestão de ácido fólico por suplementação do que as não fumantes, mas não diferiram com relação ao consumo pela dieta.

Além disso, o tabagismo teve correlação com o folato plasmático antes e após ajuste para consumo de folato dietético total (p<0,001). Não houve associação significativa da ingestão de folato pela dieta, uso de ácido fólico por suplementos, ingestão de ácido fólico dietético total, ou folato plasmático com os diversos dados de nascimento após ajuste para potenciais variáveis de confundimento. Da mesma forma que em estudos anteriores, o tamanho dos bebês ao nascer teve forte correlação com o tabagismo materno (com risco relativo ajustado para PIG: 2,3; 95% CI: 1,6 - 3,3).

Estes resultados sugerem que, durante o segundo trimestre, o folato dietético e plasmático não são fatores de risco para o tamanho dos bebês ao nascer, mas o tabagismo tem uma forte influência sobre este parâmetro.

Fontes: NILSEN RM et al. Infant birth size is not associated with maternal intake and status of folate during the second trimester in Norwegian pregnant women. J. Nutr.140:572–579, 2010.
WEN SW et al. Folic acid supplementation in early second trimester and the risk of preeclampsia. Am J Obstet Gynecol. 198:45.e1–7, 2008.

Dr. Vinícius Graton - proprietário do NutriçãoSadia, atende na:
Clínica Renova - Rua Bernardo Guimarães, 417 - Centro - Uberlândia-MG
(34) 3255.1237 / 3231.8655 / 3237.4430
http://www.clinicarenova.com.br/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.