O hábito de mascar chicletes é saudável?

Autor: Iara Waitzberg Lewinski

Para alguns casos, sim. Novas pesquisas indicam que mascar chicletes pode ser uma ferramenta útil para o controle do peso corpóreo. O hábito também aumenta o estado de vigília e a concentração, diminui o estresse e ajuda na saúde bucal.

O chiclete é de fácil acesso e a maioria deles é pobre em calorias (5 a 10 calorias por unidade, ou isento delas nas versões sem açúcar). Entretanto, os estudos nesta área não entraram em consenso e diversas conclusões são exploradas: mascar chicletes antes de uma refeição ajuda a diminuir a fome e pode significar a redução no consumo de até 40 calorias; mascar chicletes adoçados com aspartame antes das refeições pode aumentar a fome; não há diferença na fome de quem mascou ou não chiclete.

Outros autores sugerem que indivíduos que têm desejo excessivo por doces calóricos e pouco nutritivos, masquem chicletes ao invés de comer estes tipos de alimentos como estratégia para driblar o apetite e evitar o ganho de peso.

Em adição ao refrescamento do hálito, a goma de mascar aumenta a saliva, que é um potente mecanismo de defesa do organismo, servindo de tratamento para pacientes com xerostomia.

Quando isento de açúcar, o chiclete ajuda na redução de placas, na prevenção de cáries e remineraliza o esmalte do dente, fortalecendo-o, reduzindo e prevenindo manchas dos dentes.

Em indivíduos cujo estresse provoca compulsão por alimentos, mascar chicletes pode ajudar no alívio destes sintomas.

É importante ressaltar que a mastigação de chicletes induz à produção de ácido gástrico pelo estômago, o que pode provocar gastrite em certos indivíduos. Esse hábito também pode aumentar a produção de gases intestinais.


Bibliografia (s)

American Dietetic Association. The benefits of chewing gum. Disponível em: http://www.eatright.org/ada/files/FINAL_Wrigley_FINAL.pdf. Acessado em: 10/11/2009.

Souza BMM, Cândido CS, Coelho CG, Stadler RC. Análise crítica de mitos alimentares da cultura popular brasileira. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 2008;2(15). Disponível em: http://www.pg.utfpr.edu.br/setal/docs/artigos/2008/a1/001.pdf. Acessado em: 10/11/2009.

Jham CB. Ensaio clínico randomizado fase III da eficácia do betanecol na prevenção de xerostomia em pacientes com neoplasias malignas das vias aerodigestivas superiores submetidos à radioterapia. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. 2006. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br. Acessado em: 10/11/2009.

Tordoff MG, Alleva AM. Oral stimulation with aspartame increases hunger. Physiol Behav. 1990;47(3):555-9. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2359769. Acessado em: 16/11/2009.

Julis RA, Mattes RD. Influence of sweetened chewing gum on appetite, meal patterning and energy intake. Appetite. 2007;48(2):167-75.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.