Cuidado mulheres com o IMC, revela recente pesquisa.

Atenção mulheres, vocês podem estar com sobrepeso e não sabem. Essa é a conclusão de um estudo recentemente publicado pela revita "Obstetrics and Gynecology". O estudo oferece evidências de que o índice de massa corporal (IMC) - o padrão utilizado para determinar se uma pessoa é obesa - pode não ser preciso em mulheres entre 20 e 33 anos de idade.

O IMC é calculado tendo o seu peso em quilogramas e dividindo-o pela sua altura em metros ao quadrado. Este método tem sido usado para classificar o sobrepeso e a obesidade durante décadas. O IMC é utilizado também para determinar estratégias de perda de peso, incluindo a possibilidade de cirurgia mais indicada - e se o seguro vai cobrir isso.

Como os pesquisadores descobriram o problema do IMC?

Além de calcular o IMC escore, usaram também exames de corpo para determinar a composição corporal de gordura. Em relação ao IMC, 37 por cento das mulheres foram consideradas obesas. No entanto, os exames de corpo revelaram que 63 por cento das mulheres eram realmente obesas. Os autores do estudo sugerem que pesquisas adicionais são necessárias para determinar cortes mais precisos do IMC para as mulheres.

Isto significa que estamos mais gordos do que pensamos? Isso também significa que a epidemia da obesidade - pelo menos para as mulheres jovens - é mais grave do que pensávamos. Muitas mulheres jovens com obesidade estão sendo erroneamente classificadas com o "peso normal", ou "overweight" e, portanto, não estão recebendo conselhos de saúde adequados. Nós sabemos que a obesidade aumenta o risco de problemas graves de saúde, como pressão arterial elevada, colesterol elevado, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Tradução e adaptação: Dr. Vinícius Grato Costa - nutricionista.
nutricaosadia@yahoo.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.