De olho no colesterol

Texto: Isis Moreira
O colesterol pode ser considerado como uma “gordura” que é encontrada em produtos de origem animal. Ele é produzido no próprio corpo e também é proveniente da dieta, sendo muito importante em alguns processos bioquímicos do organismo. Contudo, em altas quantidades ele pode ser um fator determinante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou de um acidente vascular cerebral.

O Bom e o Mau Colesterol

Você sabe qual a diferença entre LDL e HDL? O LDL (low density lipoprotein) é conhecido como o “mau colesterol”, deposita-se com facilidade nas artérias e está em maior quantidade na circulação. Já o HDL (high density lipoprotein) é conhecido como o “bom colesterol” e promove o seu transporte para o fígado, fazendo com que ele participe da formação da bile.


A Dieta e o Colesterol

Para quem está com altas taxas de colesterol (hipercolesterolemia) é fundamental fazer mudanças na dieta, pois os alimentos tem papel crucial na diminuição e no aumento dos níveis de LDL e HDL. Transformar hábitos alimentares para curar-se é muito melhor do que ficar dependente de remédios porque assim se corta o mal pela raiz, livrando-se dos efeitos da má alimentação, promovendo a saúde para o coração e para o corpo.

O que aumenta o colesterol: consumir alimentos como carnes, leite integral e seus derivados, frios, embutidos e frutos do mar (camarão, lagosta, ostra). Além deles, os alimentos que possuem gordura saturada e trans contribuem para o colesterol de forma a aumentar sua produção pelo corpo. Assim, para quem não quer aumentar as taxas de colesterol, além do dos produtos de origem animal, faz-se necessário evitar polpa e leite de coco, óleo de dendê, margarinas, sorvetes, bolos, biscoitos e outros alimentos industrializados.

Um estudo recente publicado no Journal of American Association indica que uma dieta rica em açúcar também pode contribuir para o aumento do colesterol. A pesquisa mostrou que os indivíduos que consomem maiores quantidades de açúcar tem maior propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, que são relacionadas com os níveis de triglicerídeos, lipídeos e LDL.

O que diminui o colesterol: o ideal é fazer uma dieta saudável e equilibrada, que seja rica em frutas, hortaliças, fibras e ômega-3. E claro, deve-se evitar os alimentos que aumentam o colesterol, tanto os de origem animal como os que contêm gorduras saturadas e trans.

Para potencializar o efeito da dieta, não se deve abrir mão de alimentos poderosos como feijão, aveia, alho, cebola, azeite, salmão e até mesmo o abacate, pois eles podem agir com maior eficácia para a diminuição do colesterol. A berinjela também é um alimento muito poderoso porque possui antocianinas, que são antioxidantes com ação eficaz contra o LDL.

Logo, faça trocas inteligentes: substitua margarina ou manteiga por azeite de oliva, molho branco por tomate fresco, carnes gordurosas por carnes brancas ou cortes magros, peixes de água doce por peixes de água salgada, arroz branco pelo integral e sobremesas açucaradas por frutas. Opções alimentares não faltam para que se fique a favor da saúde, basta saber escolher!



Por Isis Moreira - colunista do NutriçãoSadia.
Graduanda em Nutrição.
"...em épocas em que se vê um aumento progressivo de doenças mentais e físicas, do consumo de remédios e do stress é de fundamental importância parar para refletir como uma alimentação mais natural e balanceada pode contribuir para a saúde e para o equilíbrio pessoal, da família e da sociedade em geral."

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.