Melhore você também sua atenção e raciocínio


Texto: Dr. Vinícius Graton

A cafeína é uma substância que faz parte de muitas bebidas consumidas durante o dia-a-dia. Agora, um recente estudo confirmou a teoria de que a cafeína seria perfeita para nos alertarmos. De acordo com o estudo realizado pela Escola de Medicina Tropical do Centro de Cochrane, a substância também melhoraria a capacidade de raciocínio, memória, orientação e atenção.

Eles chegaram a essa conclusão depois de submeter um grupo de pessoas com o ciclo de sono perturbado a uma série de testes que medem a eficácia de determinadas tarefas. A sonolência pode levar a uma deterioração no desempenho das pessoas, de acordo com o relatório do inquérito. A síndrome do "jet lag" (depois de cruzar vários fusos horários em poucas horas) e distúrbios do sono, devido à jornada de trabalho, seriam alguns dos distúrbios do ritmo circadiano, ou seja, os ritmos biológicos.

Estes transtornos causam sonolência, porque obriga o indivíduo a operar em horários diferentes aos do seu próprio ritmo. As variáveis para os testes foram o impacto da cafeína, um placebo e uma soneca. Entre os resultados, foi observado que a cafeína reduziu significativamente a incidência de erros. Os pesquisadores concluíram que a cafeína pode melhorar o desempenho daquelas pessoas que trabalham a noite, mas não se elimina o risco de lesões.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.