O consumo diário de gengibre diminui a dor muscular em 25 por cento.


Texto: Dr. Vinícius Graton
Agende sua consulta!

Durante séculos a raiz de gengibre tem sido usada como um remédio popular para diversas doenças, de resfriados a dores de estômago. Agora, pesquisadores da Universidade da Georgia descobriram que o consumo diário de gengibre também reduz a dor muscular causada pelo exercício.

Outras pesquisas publicadas já mostravam que o gengibre exercia efeitos anti-inflamatório em roedores, agora outra pesquisa feita com humanos demonstrou seu efeito sobre a dor muscular induzida, segundo o pesquisador Patrick O'Connor, professor da Faculdade de Educação do Departamento de cinesiologia. O mesmo pesquisador analisou dois outros estudos onde se examinou os efeitos de 11 dias de suplementação de gengibre cru e tratado termicamente sobre a dor muscular.

Os participantes do estudo consumiram duas gramas de gengibre cru, gengibre tratado termicamente e placebo durante onze dias consecutivos. No oitavo dia eles realizaram 18 extensões de refões de cotovelo com alta carga, com o objetivo de induzir a lesão muscular de forma moderada no braço. Foram avaliados também a inflamação, grau da dor e dados bioquímicos envolvidos na dor. Os mesmos foram avaliados anteriormente e posteriormente os exercícios.

Os estudos concluíram que a suplementação diária de gengibre reduziu a dor induzida pelo exercício em 25%, o mesmo porém não foi reforçado quando utilizado o gengibre tratado termicamente. "A dor muscular é geralmente um dos tipos mais comuns de dor, faz também parte de um tipo comum de lesão relacionada aos esportes e outras atividades rotineiras. Aquelas pessoas que estão experimentando a suplementação estão confirmando os efeitos relatados pelo estudo".

O estudo foi publicado na educação de setembro da The Journal of Pain. O mesmo foi financiado pelo Instituto de Ciência McCormick.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.