Você sabia que podemos dizer muito sobre uma pessoa olhando somente para suas unhas?


Texto: Dr. Vinícius Graton - nutricionista

As unhas podem revelar uma riqueza de informações sobre a saúde de uma pessoa, apenas olhando a cor ou a forma. O que você come afeta tudo, cabelo, pele e também a sua unha. Dê uma olhada para as suas unhas - Elas são perfeitamente lisas e arredondadas com um brilho rosado em um tom saudável? Ou você tem de recorrer a cosméticos para encobrir a saúde de suas unhas? Se você quizer unhas saudáveis, é preciso nutrir-se de dentro para fora....

As unhas das mãos e pés são feitos de queratina, uma proteína constituídas de cerca de 15 aminoácidos, principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cisteína. A queratina pode também ser encontrada em sua pele e cabelos. Além da queratina, as unhas possuem uma série de componentes parte de sua estrutura.

Podemos perceber alterações em unhas de grávidas que tomam suplemento vitamínico no pré-natal. As unhas crescem além do normal, unhas saudáveis, que nos traz ao nosso ponto principal...

Se você apresenta alguma deficiencia de vitamina ou mineral, pode vir a apresentar a unha seca, rachada, quebradiça e de forma irregular. Aqui estão então algumas dicas importantes que ajudarão você a manter a saúde de suas unhas; E para você que já apresenta unhas secas e quebradiças, preste muita atenção nas dicas que estão por vir...

- Vitaminas do Complexo-B
A deficiência de vitaminas do complexo B-, principalmente biotina, irá produzir sulcos ao longo do leito ungueal. (Não sabe o que é leito ungueal? Confira na imagem ilustrativa no fim desta matéria).

- Minerais: Cálcio
Uma dieta carente de cálcio contribui na perda do brilho das unhas, secando-as e deixando quebradiças.

- Ácido Ascórbico - A vitamina C
A falta de ácido fólico e vitamina C pode levar a uma unha unheira.

- Óleos Essenciais - Ômega-3
Insuficiência alimentar de óleos essenciais, como ômega-3, causa rachaduras.

Saiba que é perfeitamente possível oferecermos todos estes nutrientes somente com a alimentação, sem o uso de qualquer vitamínimo; Uma alimentação equilibrada diária é capaz de fornecer estes nutrientes essenciais na saúde de sua unha. Naturalmente, a melhor forma de entender os benefícios de uma saúde plena é experimentando a euforia de um corpo realmente saudável comendo uma dieta equilibrada, certo? Mas o que comer? Siga então essas orientações para uma alimentação saudável!

Vitaminas do Complexo B - são abundantes em vísceras, como fígado e rins. Também estão presentes em peixes, queijos, iogurtes, leite, ovos, cogumelos, feijão, amendoins, ostras, salmão, avelã.

Alimentos ricos em cálcio incluem todos os alimentos lácteos, principalmente iogurtes, vegetais folhosos verde escuro, amêndoas, feijão, sardinha, agrião, amêndoas, aveia, avelã, castanha do pará, corvina, couve, gergelim, manjuba, queijo minas.

- Você vai encontrar vitamina C em frutas cítricas, pimentão, brócolis, verduras escuras, kiwis e morangos. Abóbora, acerola, brócolis, caju, goiaba, mamão, pimenta vermelha, rabanete, salsa, limão, toioba, tomate fresco, uva.

Lembrando que os ácidos graxos essenciais são encontrados em peixes gordos, como atum, salmão, truta, cavala e arenque, bem como sementes de linhaça, nozes, sementes, e tofu.

Para suprirmos as necessidades de nosso organismo, não é preciso muito esforço. Ter alimentos ricos em vitamina B, cálcio, vitamina C e ácido fólico requer que tenhamos um pouco mais de atenção nas compras e mais disciplina no nosso dia-a-dia. Cabe ao nutricionista avaliar e buscar maneiras naturais de ofertar estes nutrientes; caso mesmo assim não seja possível, somente ele poderá avaliar a necessidade de suplementação para você. Óleo de linhaça e óleo de prímula são grandes fontes de ômega-3. Para estes óleos, vale lembrar a importância de armazená-los em ambiente frio, armazenando-o na geladeira.

A nutrição desempenha um papel muito importante na aparência e aspecto da unha. A ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B pode provocar listras nas unhas e a falta de cálcio pode torná-las secas e quebradiças. A deficiência de vitamina C e ácido fólico pode ter uma responsabilidade parcial pelo aparecimento de problemas nas unhas (READER´S DIGEST, 2001).

Existem algumas doenças relacionadas com as unhas, como:

- Síndrome da unha amarela: esta patologia é caracterizada por unhas rígidas e opacas, de cor amarelada, sem presença de cutícula, linhas transversais e longitudinais proeminentes, curvatura lateral exagerada e crescimento reduzido. A vitamina E em altas doses e por um longo período de tempo está sendo utilizada como tratamento para essa síndrome, porém o seu uso tem sido descrito como causador de sérios efeitos colaterais (KAMINSKY; CASTRO, 1994).

- Síndrome da unha frágil: conhecida pela diminuição da resistência ungueal e que acomete principalmente as mulheres. A exposição a agentes químicos, alguns cosméticos, fungos e traumas repetitivos podem desencadear a síndrome da unha frágil (COSTA; NOGUEIRA; GARCIA, 2007). O tratamento é realizado através dou uso de biotina que apresenta melhora no quadro clínico (COSTA; NOGUEIRA; GARCIA, 2007).


Imagem Ilustrativa
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.