Diabetes em crianças


O diabetes melito é uma síndrome de etiologia múltipla decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. Na infância, o tipo de diabetes geralmente é do tipo 1 ou insulinodependente, sendo que a doença se instala a partir de uma lesão auto-imune do pâncreas, reduzindo de forma drástica a produção de insulina, tornando a criança dependente da aplicação de insulina.

Estudos recentes abordam os problemas relacionados á alimentação e tratamento de crianças pelo método convencional. O estudo aborda esquemas novos de insulina, os quais oferecem maior flexibilidade, sendo que o esquema alimentar também deve ser revisado. De acordo com os resultados, a utilização de uma bomba de insulina pelas crianças diabéticas do grupo em estudo, resultou em menores problemas relacionados com a alimentação, sendo sempre necessária a investigação para determinar se as interações do tratamento e das refeições podem melhorar o controle glicêmico das crianças.

Outra pesquisa abordou a resistência á insulina e hipertensão arterial, os quais foram identificados como mais comuns em crianças com sobrepeso. De acordo com os resultados, o fornecimento de nutrientes e controle da dieta é de grande importância para preservar a saúde dessa população.

Sendo assim, de acordo com os estudos, independe do grau da doença ou tratamento, o fornecimento de alimentação adequada, respeitando as limitações decorrentes da doença, é de fundamental importância para garantir a saúde da população infantil que possuí diabetes.

Notas Científicas publicadas pela revista Nutrição em Pauta.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.