Pesquisas sobre o papel das gorduras na alimentação humana

O papel das gorduras e óleos na alimentação humana é um dos mais complexos e controversos das áreas mais investigadas na ciência em nutrição. A primeira pesquisa de um especialista que investigou mais sobre o tema das gorduras foi o Misto FAO/WHO Expert - consulta sobre o papel da alimentação de Óleos e Gorduras na Nutrição Humana, realizada em Roma, de 21 a 30 de Setembro de 1977.

Esta consulta resumiu-se na busca do conhecimento sobre as gorduras e óleos na alimentação humana, incluindo o valor nutricional e os dois negativos e positivos efeitos fisiológicos de diferentes tipos de gorduras.

Em seguida, a pesquisa sobre Óleos e Gorduras na Nutrição humana realizado pelo comitê FAO/WHO, realizado em Roma, de 19 a 26 de Outubro de 1993 considerou as mais recentes evidências cientificas sobre muitos variáveis papéis cruciais das gorduras e óleos alimentares sobre a saúde humana. (FAO, 1994)

Em 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2002 em Genebra, o Programa Conjunto OMS/FAO reconheceu que a epidemia crescente das doenças crônicas que afetam tanto países desenvolvidos quanto países em desenvolvimento foi relacionada a mudanças dietéticas e de estilo de vida, incluindo a alteração dos padrões de consumo dos diferentes tipos de óleos e gorduras. (WHO, 2003; Nishida e Shetty, 2004).

Durante a última década, um considerável número de cientistas buscou na população e por bases epidemiológicas, esclarecer o papel da dieta sobre a prevenção e controle da morbidade e da mortalidade prematura resultante de várias doenças não transmissíveis (DNT).

Uma das recomendações resultantes destinada a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e na promoção da saúde cardiovascular foi que a dieta deve fornecer uma baixa ingestão de ácidos graxos trans (TFA), ou seja, menos de 1% do consumo total de energia. Os resultados e recomendações da presente pesquisa dos peritos, forneceu em seguida a base científica para a Estratégia Global da OMS sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde (DPAS), aprovado pela Assembléia Mundial da Saúde, em 57 de maio de 2004 (WHO, 2004).

Texto: Vinícius Graton - nutricionista
nutricaosadia@yahoo.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.