Conhecendo melhor as gorduras


Não pense você que as gorduras na alimentação são sempre classificadas como vilões. Nenhuma alimentação que venha a excluí-las completamente deve ser bem vista para a sua saúde. As gorduras (lipídeos) são responsáveis pelo transporte de 4 vitaminas importantes para o seu organismo. Elas são as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, ou seja, são levadas a todos os tecidos do corpo diluídas em gorduras, sendo essenciais para a manutenção de diversas funções no organismo.

O que são as gorduras insaturadas?

Elas são formadas por duplas ligações de carbono, apresentam o menor número de átomos de hidrogênio, podendo ser monoinsaturadas ou poliinsaturadas, estando presentes em maior quantidade nos óleos vegetais. São também encontradas nos óleos de soja, milho ou oliva e também no abacate. Mas atenção: O óleo de coco, apesar de não ser um alimento de origem animal, é uma exceção, pois apresenta alta concentração de gordura saturada, devendo ser evitado.

O que são as gorduras saturadas?

Geralmente são as de origem animal, formam-se através de ligações simples com o carbono, apresentando um maior número de átomos de hidrogênio. Encontradas principalmente nos alimentos como carne vermelha, gema de ovo, leite, manteiga ou queijo, carnes defumadas e todo produto que possua gordura de origem animal. Lembrando que com exceção, temos alguns produtos que não são de origem animal e que mesmo assim apresentam gorduras saturadas, como a gordura de coco ou de folha de palmeira. O consumo excessivo destas gorduras pode trazer diversos males à sua saúde.

O que são as gorduras Trans?

São gorduras formadas através de um processo industrial, elevando-se o número de átomos de hidrogênio ligados aos de carbono, este processo é mais conhecido como hidrogenação. São as gorduras mais prejudiciais à saúde, responsáveis por aumentarem os casos de doenças cardiovasculares e os cânceres.

Texto: Vinícius Graton Costa - nutricionista.
nutricaosadia@yahoo.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.