Suplementos de Cálcio e Risco de Ataque Cardíaco


A suplementação de cálcio, frequentemente consumida por idosos no combate a osteoporose, esta associada a um risco aumentado de ataque cardíaco, segundo estudo publicado no British Medical Journal.

Os resultados sugerem que novos estudos reavaliando o papel dos suplementos de cálcio no tratamento da osteoporose sejam necessários. Suplementos de cálcio são comumente prescritos visando a melhora da saúde do esqueleto, mas um estudo sugeriu que o mesmo poderia aumentar as taxas de ataque cardíaco (infarto do miocárdio) e eventos cardiovasculares em mulheres idosas saudáveis.

Para se investigar esta questão tão importante, uma equipe internacional de investigadores analisou os resultados de 11 ensaios clínicos randomizados de suplementos de cálcio (sem co-administrada a vitamina D), envolvendo 12.000 pacientes.

Diferenças no desenho do estudo e da qualidade foram tidos em conta para minimizar o preconceito. Eles descobriram que os suplementos de cálcio foram associados com cerca de 30% do aumento do risco de ataques cardíacos, e menores, não-significativo, o aumento de risco de AVC e mortalidade.

Os resultados foram consistentes em testes e foram independentes da idade, sexo e tipo de suplemento.

Tendo em conta os benefícios modestos de suplementos de cálcio na densidade mineral óssea e na prevenção de fraturas, uma reavaliação do papel dos suplementos de cálcio no tratamento da
osteoporose é garantido, eles concluem.

Com base nos dados limitados disponíveis, os pacientes com osteoporose geralmente não devem ser tratados unicamente com suplementos de cálcio, isoladamente ou combinado com a vitamina D, a menos que eles também venham a receber um tratamento eficaz para a osteoporose. O consumo indiscriminado de suplementos de cálcio sem orientação médica (nutricionista) tem sido outra grande responsável pelos resultados descritos.

Texto: Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.