Transtornos Alimentares em Homens


Os transtornos alimentares são doenças psiquiátricas que afetam em sua maioria pessoas do sexo feminino, adolescentes e adultos jovens, e podem levar a grandes prejuízos biológicos e psicológicos, além de aumento de morbidade e mortalidade (Cordás e col, 2004). Os transtornos alimentares em homens vêem sendo estudado com maior freqüência, pois notou-se um aumento dos mesmos neste grupo.

A taxa de transtornos alimentares em homens ainda não foi completamente estabelecida, até porque os homens muitas vezes não participam dos estudos por representarem uma pequena amostra na população (Melin e col, 2002). Os transtornos Alimentares conhecidos como Bulimia nervosa e Anorexia nervosa afetam em 5% das mulheres e 1% dos homens americanos (ADA 2001), e para cada 10 afetados, somente um caso é masculino, ou seja, ocorrem na proporção de 1:10, porém, no Brasil, ainda não existem dados que mostrem a prevalência destas doenças neste gênero.

A Anorexia nervosa caracteriza-se por perda de peso intensa, dietas extremamente rígidas, busca desenfreada pela magreza e recusa em manter o peso dentro do adequado, distorção da imagem corporal e alterações do ciclo menstrual (Cordas e col, 2004).

A Bulimia Nervosa caracteriza-se por uma grande e rápida ingestão de alimentos com sensação de perda de controle (episódios bulímicos) acompanhados de métodos compensatórios inadequados para controlar o peso (Cordas e col, 2004).

Os grupos de risco para desenvolvimento de transtornos alimentares são: atletas, ginastas, modelos, adolescentes, homossexuais, profissões que dependem do corpo, entre outros (Melin e col, 2006).

Em relação ao quadro clínico, é muito similar entre homens e mulheres, porém, nota-se que os homens são mais satisfeitos com seus corpos em relação às mulheres e os vêem com menos distorção. Neste caso, as mulheres se preocupam mais com a magreza corporal, já os homens com uma forma masculinizada e aumento de músculos e nem tanto com o peso corporal.

Uma outra característica a ser destacada, é o uso de laxantes e pílulas de emagrecimento, uma vez que os homens utilizam estes métodos em quantidades inferiores às mulheres. Mas, quando se trata de abuso de drogas e de álcool, este quadro se reverte, sendo que os homens os utilizam em quantidade muito maiores que as mulheres (Melin et al., 2002; Melin et al., 2006).

As complicações médicas dos transtornos alimentares em homens são frequentemente parecidas com as complicações nas mulheres, ressaltando que os homens sofrem mais com problemas circulatórios decorrentes da
desidratação, com problemas de crescimento e mineralização óssea (Melin et al., 2002; Melinet al., 2006).

Atualmente, o diagnóstico de transtorno alimentar em homens tem sido muito dificultado, porque os manuais de critérios diagnósticos são voltados para as mulheres, com exceção de um item de um dos manuais existentes, por exemplo, o CID-10 - Código Internacional de Doenças - que apresenta critérios para diagnósticos dos Transtornos Mentais e de Comportamentos e que substitui o critério de ausência de ciclo menstrual nas mulheres, por distúrbio endócrino generalizado nos homens, caracterizado por perda de interesse e potência sexual, ajudando no diagnóstico dos transtornos alimentares neste grupo (OMS 2003). Concluindo-se então que faltam métodos investigatórios de transtornos alimentares específicos para homens.

Entretanto, pouco se comenta sobre transtornos alimentares em homens, e por muitas vezes, este grupo ficou “esquecido” e até mesmo ignorado, mas, ultimamente os homens têm merecido uma atenção especial em relação a esta doença (Melin et al., 2002).

Esta matéria foi redirecionada do site RGNutri
www.rgnutri.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.