Uma grande similaridade entre nós humanos e os símios...


Você sabia que os humanos e os símios estão entre os raros animais (com a notável exceção da cobaia e de certos morcegos) incapazes de fabricarem por si mesmos a vitamina C?

Isso mesmo, nós seres humanos e os símios devemos obtê-la a partir de fontes alimentares vegetais. Isso se deve ao fato de termos perdido durante a evolução, o gene responsável pela enzima (a L-gulonolactona oxidase) responsável por participar da fabricação dessa vitamina a partir do açúcar; no entanto, essa "doença genética" teve pouco impacto para os símios, já que estes possuem um alto consumo de frutas, estimando-se que o seu regime alimentar possa fornecer de dez a vinta vezes a quantidade de vitamina C necessária.

Um outro fator bastante curioso é que a obtenção desses vegetais foi facilitado por uma outra mutação genética, que fez dos humanos e dos símios os únicos mamíferos capazes de desenvolverem uma visão tricomática (percepção das cores azul, verde e vermelha). Essa adaptação teve um papel fundamental na nossa evolução, permitindo distinguirmos as frutas que chegam à maturidade (vermelhas) em um ambiente principalmente composto de verde e assim ter acesso a uma fonte importante de comida.

Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.