Uma reflexão sobre nossos alimentos


Por que consideramos sempre precioso aquilo que é raro? Por que não considerar precioso aquilo que também temos em fartura ao nosso dispor?

Uma curiosidade, no Ocidente, as especiarias da Ásia, notadamente a pimenta-do-reino, foram durante muito tempo consideradas como substâncias preciosas, reservadas ao uso dos ricos e dos poderosos, em razão da sua proveniência longíqua e da sua raridade. Disponíveis hoje em qualquer mercado de bairro, essas especiarias não evocam nada de precioso!

Durante muito tempo nós seres humanos vivemos por períodos de extrema escassez de alimentos, tivemos de sobreviver a grandes transformações no percorrer de nossa evolução, vivemos hoje no entanto, pela primeira vez na nossa história, uma época de grande abundância de comida. E ao invés de aproveitarmos essa grande abundância de alimentos para melhorarmos nossa condição, a grande maioria de nós simplesmente desinteressou pela variedade de alimentos disponíveis e ainda pelos seus efeitos sobre a saúde.

A superabundância de alimento deve ser considerada como uma ameaça para a nossa saúde e o nosso bem-estar, do mesmo modo que a carência de comida.

Texto: Vinícius Graton Costa
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.