Óleo de soja com concentrações elevadas de ácido oléico?

Anos de pesquisa demonstraram que o consumo de gorduras saturadas e principalmente de gordura trans são capazes de "entupirem" nossas artérias, dificultando desta maneira que o coração trabalhe bombeando sangue por todo o corpo. A equipe de investigação de Missouri University desenvolveu agora uma soja capaz de produzir um óleo naturalmente pobre em gorduras saturadas. O ácido oléico é o principal componente do óleo de azeite, no entanto é pobre no óleo de soja. A pesquisa propois então ajudar na produção de soja e feijão mais ricos em ácido oléico.

Na década de 1970, os cientistas descobriram que as gorduras saturadas, encontradas em alimentos como o queijo, natas e manteiga são ruins para coração. Procuraram então por um substituto, sendo orientados por pesquisadores a utilizarem então o óleo de soja. No entanto, viram que quando aquecido estragava facilmente, foi então que iniciou-se a hidrogenização do óleo com o objetivo de mantê-lo mais estável, criando assim as gorduras trans.

Cientistas conseguiram agora através de processos de polinização natural desenvolver um óleo de soja rico em ácido oléico, capaz não apenas de se estabilizar mas também tornando-se mais saudável para o consumo humano. A reprodução natural aumentou o ácido oléico no feijão de 20% para 80%, reduziu-se também a quantidade de gordura saturada no óleo em 25%. Este estudo está sendo publicado na BMC Biologia Vegetal.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Para falar comigo, envie email para nutricaosadia@yahoo.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.