O chá perfeito capaz de combater os radicais livres e auxiliar no controle do peso corporal.

Já dizia um antigo provérbio chinês: “Melhor se privar de comida durante três dias, que o chá por um dia”. Estudos em humanos e em animais mostram que os antioxidantes presentes no chá preto e no chá verde estão entre os mais benéficos para a nossa saúde. Os chá é capaz de modificar o metabolismo de desintoxicar substâncias químicas nocivas. O chá verde e o chá preto - todos eles vêm da mesma planta, Camellia Sinensis. As folhas simplesmente são tratadas de forma diferente - as folhas do chá verde não são fermentadas, são secas e recebem vapor. Já no chá preto, as folhas são passadas por um processo de esmagamento e fermentação.

Todos os chás da planta camélia são ricos em polifenóis, um potente antioxidante. Estes nutrientes são capazes de combaterem os radicais livres no organismo. O fato de incluirmos esta bebida em nossos hábitos alimentares tem como objetivo então não apenas o de auxiliar na redução de peso mas principalmente devido aos seus fatores protetores, por ser rico em antioxidantes.

Em recente pesquisa publicada na revista Nutrition, constatou-se que o consumo regular de chá preto, assim como o chá verde, são capazes de reduzirem a absorção de gordura no corpo humano. A infusão contém substâncias chamadas catequinas, capazes de inibirem o acúmulo dos lipídeos, a absorção de açúcar e ainda induzir na morte de células de gordura.

Você Sabia? 30 a 40% do chá verde é composto de polifenóis, substâncias estas pertencentes ao grupo das catequinas, sendo estes potentes antioxidantes e importantes ferramentas no controle do peso corporal.

Até o presente momento, um único efeito colateral fora relatado por se consumir chá verde, a insônia. Isso se deve ao fato de conter em sua composição a cafeína. No entanto, o chá verde possui menos cafeína se compararmos ao café.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Para falar comigo, envie email para nutricaosadia@yahoo.com.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.