Ômega-3 e GPR120 - Potente anti-inflamatório e sensibilizador de insulina

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.

Pesquisadores identificaram um receptor-chave em macrófagos abundantemente encontrado na gordura de obesos. A obesidade e o diabetes que estão estreitamente correlacionados, agora poderão ser combatidos com o ômega-3. Estes poderão ativar o receptor dos macrófagos, resultando em grandes efeitos anti-inflamatórios assim como à sensibilidade à insulina sistêmica.

Os macrófagos são glóbulos brancos com a função de "engolir" e digerir os restos celulares e agentes patogênicos. Parte desta resposta do sistema imunológico envolve a secreção de citocinas de macrófagos e outras proteínas causadoras da inflamação, um método para destruição de células e objetos identificados como prejudiciais. No obeso, o tecido adiposo possui grande quantidade destes macrófagos, produzindo grandes quantidades de citocinas. O resultado pode ser desde uma inflamação crônica até o aumento da resistência à insulina nas células mais expostas as citocinas.

A resistência à insulina seria a condição onde o hormônio da insulina se tornaria naturalmente menos eficaz para regular os níveis de açúcar do sangue no corpo humano, causando uma série de problemas de saúde, muitas vezes de grande gravidade.

Foi analisado os receptores celulares conhecidos para responder aos ácidos graxos. Eles estreitaram suas atenções para o receptor G-proteína também chamado de GPR120. Uma molécula da família das sinalizadoras envolvidas em inúmeras funções celulares. O receptor GPR120 só é encontrado nos macrófagos pró-inflamatórios em células adiposas. Quando o receptor é desligado, os macrófagos produzem os efeitos inflamatórios. No entanto quando este é exposto ao ácido graxo ômega-3, especialmente o ácido docosahexaenóico (DHA) e ao ácido eicosapentaenóico (EPA), o receptor GPR120 é ativado gerando um grande efeito anti-inflamatório.

Referência: http://www.cell.com/retrieve/pii/S0092867410008883
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.