Para adolescentes, dormir pouco pode não ser tão saudável...


Segundo estudos publicados na revista Sleep, adolescentes que dormem em média oito horas por dia, tendem a comerem mais alimentos gordurosos e calóricos. A pesquisa demonstrou claramente que indivíduos que recebem quantidades insuficientes de sono são mais propensos a desenvolverem a obesidade e de ganharem peso ao longo do tempo.

Neste estudo, constatou-se que 18% dos adolescentes que dormiam menos que oito horas de sono tinham maior propensão à desenvolverem obesidade, segundo Dr. Redline. Ainda não está claro por que os adolescentes que dormem menos tendem a buscar a geladeira com mais frequência. Uma explicação seria os hormônios leptina e grelina, responsáveis pelo controle do apetite. O sono insuficiência é capaz de alterar (reduzir) a produção destes hormônios, o que pode levar uma pessoa a sentir mais fome, tendo desejos por alimentos de alta densidade calórica.

O estudo incluiu 240 adolescentes com idades entre 16 e 19 anos que faziam parte de um estudo sobre os hábitos de sono e saúde. Os pesquisadores mediram a duração de sono dos adolescentes com monitores de pulso, e em duas ocasiões separadas foi pedido aos adolescentes uma lista dos alimentos que estes tinham consumido nas últimas 24 horas. Os resultados do estudo deverão servir como lembrete para os adolescentes e pais, já que não somente a alimentação, mas a dieta e também a atividade física vem a ser fundamental para se promover um estilo de vida mais saudável.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.