Quais alimentos ricos em ômega-3 você consome?


Quando falamos sobre os nutrientes essenciais para a saúde do coração, jamais podemos deixar de destacarmos aqueles que são ricos em ácidos graxos ômega-3. Centenas de estudos mostram que esses ácidos graxos essenciais são capazes de prevenirem doenças cardiovasculares, alguns cientistas estão comprovando agora sua eficácia também para o cérebro e sistema nervoso.

Nem todos os ômega-3 são iguais. Temos aqueles com maiores benefícios à saúde encontrados em peixes como o salmão e a cavala, onde temos os dois ácidos graxos de cadeia longa (decosahexaenóico (DHA) e eicosapentaenóico (EPA). De origem vegetal, temos o ômega-3 proveniente das sementes de linhaça, azeite e algumas folhas verdes - que não possuem essas cadeias de ácidos graxos específicos. Estes são também extremamente importantes para nossa saúde, no entanto estes não possuem os mesmos efeitos sobre o corpo humano como o de seus primos, os peixes.

Ambos os tipos de ômega-3 são essenciais para nossa saúde, isso porque o corpo humano não é capaz de produzi-los naturalmente por conta própria. Os benefícios no entanto de quem consome regularmente os peixes está mais do que comprovado, estes possuem menos chance de desenvolverem problemas cardíacos. A diferença entre os dois grupos de ômega-3 está agora no centro de um debate na União Européia, sendo necessários maiores estudos que comprovem a eficiência do ômega-3 proveniente de sementes e vegetais.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.