A mulher idosa e os cuidados com a alimentação

A mulher quando chega aos 40 anos deve estar mais atenta à sua alimentação, por 3 motivos principais: osteoporose, envelhecimento precoce e menopausa.
Com relação à osteoporose, é muito importante que a mulher coma muitos alimentos fonte de cálcio, tais como: leite e iogurte desnatado, alimentos ricos em vitamina D (por exemplo os laticínios) e verduras de cor escura (exceção feita ao espinafre por conter ácido oxálico que inibe a absorção do cálcio).

A menopausa também é uma alteração fisiológica que costuma aparecer a partir dos 40 anos. Ela resulta do declínio progressivo dos níveis de estrogênio, causando o fim da menstruação. Esse declínio pode causar calores, suores noturnos, insônia e ressecamento da vagina. Muitas mulheres preferem contrabalancear a falta do estrogênio com um tratamento de reposição hormonal. Essa reposição consegue contrabalancear alguns efeitos da menopausa, mas não interrompe o envelhecimento. O ideal é combinar uma dieta saudável, onde incluímos o amido, legumes, frutas, carnes magras e laticínios. Tal qual a osteoporose, a menopausa exige que as mulheres comam alimentos ricos em vitamina D e cálcio.

Texto: RGNutri.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.