Comer Compulsivamente - Seria este realmente um vício?

As férias são um tempo onde temos uma atenção excessiva com os alimentos. É o Natal, a virada do ano, a viajem para a praia ou para a casa de parentes e amigos. Se você está tendo dificuldade em dizer "não" à generosidade de gordura e açúcar, faça uma pausa. Vários estudos apresentados na Sociedade de Neurociência de 2010 na Reunião Anual, explorou os caminhos do cérebro, e os comparou com os envolvidos na dependência de drogas, de acordo com um relatório na quarta-feira NPR. Pesquisadores descobriram que o alto teor calórico - alimentos gordurosos e ricos em açúcar - podem acender os mesmos caminhos que as drogas fazem, pelo menos, em estudos com animais, e que a exposição precoce ao excessivo desses alimentos pode alterar a forma como o cérebro responde a longo prazo.

Estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, ratos foram alimentados com uma dieta rica em gordura durante as primeiras 20 semanas de vida e tornaram-se obesos, vieram a apresentar mudanças significativas e duradouras em áreas do cérebro envolvidas na recompensa - tornando o cérebro mais sensível à alimentos hipercalóricos. Os pesquisadores disseram que os efeitos foram semelhantes aos observados no tratamento da dependência de drogas. Em outro estudo na Universidade de Concordia, em Montreal, os pesquisadores descobriram que ratos viciados em heroína, procuravam comida quando não tinham a heroína disponível.

Mas, seria o alimento realmente viciante como uma droga? Isso ainda não está claro, mas é provavel que o comer compulsivamente, provavelmente, tem algumas semelhanças com o vício. Por esta razão, faz total sentido um foco todo especial sobre o comportamento alimentar no início da vida, momento este onde o cérebro do bebê se adapta a um ambiente particular.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Agende sua consulta em Uberlândia.

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.