Faseolamina - Uma glicoproteína amiga da saúde.

Composto presente do feijão branco capaz de auxiliar no emagrecimento bloqueando a absorção do carboidrato? Sim, ele existe. Estamos falando da faseolamina, uma glicoproteína presente no feijão branco, capaz de bloquear parcialmente e temporariamente a ação da enzima alfa-amilase. A enzima alfa-amilase é sintetizada e liberada pelo pâncreas sempre que consumimos alimentos fontes de amido. É a alfa-amilase a responsável em estar quebrando a molécula de amido e convertendo-a em glicose para que a mesma possa ser processada pelo corpo humano sobre a forma de calorias/energia.

No entanto, a faseolamina presente no feijão branco só possui esta propriedade quando a mesma é consumida in-natura, sobre a forma de farinha. Em estudos realizados com humanos comprovou que o uso da faseolamina é capaz de reduzir em até 4% do peso total no prazo de 30 dias.

Quando a faseolamina é prescrita pelo nutricionista/médico, o mesmo orientará o paciente sobre a maneira ideal em se estar consumindo as cápsulas de faseolamina. Já quando a mesma é preparada artesanalmente, deverá ser consumida meia hora antes as principais refeições, na quantidade de 1 colher de café rasa com um copo de água.

É importante lembrarmos que a dosagem máxima jamais deverá exeder 1 grama ao dia. Isso porque o feijão branco contém toxinas que quando consumidos in-natura na dosagem acima de 1 grama é capaz de desencadear determinados efeitos colateriais não desejados, como a diarréia e náuseas. No mais, busque incluir o feijão branco em sua alimentação, uma vez que o mesmo é rico em nutrientes essenciais para seu sistema imunológico e metabolismo. Este é rico em cálcio, ferro, potássio, magnésio, fibras e outros minerais.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutrição Clínica.
http://www.clinicarenova.com.br/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.