O que é Ambiente Obesogênico e como previní-lo?


O que viria a ser um ambiente obesogênico? É um ambiente que produz e suporta o sobrepeso e a obesidade. Os contribuidores para este ambiente incluem o consumo de grandes porções de comida particularmente com alta concentração de açúcar e gordura, combinado com uma vida sedentária. O próprio ambiente promove um cosumo sempre extra de comida e sempre com comidas pobres em nutrientes como as comidas processadas, cheio de preservativos e sempre convenientes isto é de rápido preparo e com custo barato. Estes alimentos hiper calóricos e baratos promovem repetidos ciclos de se alimentar uma vez que sua sustentação é de curto prazo. Geralmente são vendidos nas lojas 24 horas, nas lojas de fast food, em farmácias entre outros.

É sabido que obesidade promove discriminação social e um estress pisicológico, o que resulta em atitudes negativas em adultos obesos bem como em crianças obesas. Estas atitudes tem sido reportadas em consultórios de nutricionistas como por exemplo vontade de se isolar e não participar mais dos eventos socias.

Na prática como podemos tornar os nossos lares em ambientes saudáveis em relação a alimentação? Vamos começar pelos adultos, que sempre servem de modelos positivos para as crianças. Pesquisas mostram que pais obesos na sua maioria promovem crianças obesas devido a existência destes ambientes nas suas casas. Desta forma é importante você adulto seguir estas recomendações abaixo.

1) Assista o seu filho (a) na hora da alimentação com atitudes positivas, prepare cardápios balanceados leve ele no mercado na hora da compra e vai explicando porque você escolhe um alimento em relação ao outro, na hora de preparar o alimento chame ele e mostre porque você esta usando este mais aquele alimento, mostre a importância de balancear os alimentos, destes serem frescos, e que prepará-los não é disperdício de tempo e sim saúde, vida, futuro saudável.

2) Ensine a criança que devemos ter controle sobre a alimentação que existe limites, que comemos porque precisamos e o excesso é prejudicial, porém nunca esconda comida, nunca proíba de comer algo que ele quer provar mesmo que não seje bom nutricionalmente, estudos mostram que a proíbição pode causar compulsão, sempre explique usando a educação. Por exemplo para explicar para os meus filhos que fast food não faz bem a saúde não apenas falei mas peguei um canudinho dei a cada um e pedi que eles fossem enfiando dentro deles margarina. Depois falei para eles que assim que ficam nossas veias, cheias de gordura quando comemos fast food, e perguntei a eles como vai passar o nosso sangue dentro da nossa veia entupida? Depois disto nem eu esqueço desta explicação.

3) Tente comer em família, levante mais cedo e prepare o café da manhã para seus filhos e marido ou esposa, prepare o lunche das crianças, o seu e de seu marido ou esposa, prepare o jantar, isto é não deixe a comida em segundo plano na sua família.

4) Promova atividades que envolvam gasto de energia na sua família como andar de bicicleta, nadar, soltar pipa, subir as escadas, compre um pedômero coloque na cintura de cada um e veja que andou mais no passeio.

5) E por último discuta sempre as propagandas de comidas e da forma corporal do corpo atual que é o modelo esqueleto ou de músculos fácies inflados com anabolizantes. Mostre que o importante é ter saúde e se exercitar de maneira a obter o seu corpo ideal respeitando suas características físicas. Hoje em dia as revistas de moda mostram a beleza feminina com peso 24% a menos do ideal e esta falsa imagem de beleza e saúde vai ficando impregnada na cabeças de nossas crianças.

Costumo atender crianças na pré-adolescência que se recusam a comer ou em contra partida você vê nos magazines homens com mega músculos todos torneados e bem definidos, discuta com seu filho que nem todos tem esta predisposição genética que devemos fazer atividade física não tendo este objetivo como o principal porque ele não é o mais importante e pode nem vir a ocorrer pois uma série de fatores irão definir o tamanho da musculatura de um indivíduo. Sempre conscientize seu filho, o número de adolescentes que usam anabolizantes é crescente e causa destes no corpo podem ser irreparáveis. Tire esta mensagem da cabeça dos seus filhos que corpo super magro e musculoso é igual a beleza saudável, pois geralmente o que tem por traz disso são pessoas infelizes que nunca podem desfrutar do prazer de se alimentar bem excluíndo pães, arroz, batata, tubérculos, carnes, leite e derivados entre outros comendo muitas vezes apenas folhas, isso está longe de ser balanceado, nutritivo e saudaável.

Fonte: APOS Nutrition
http://www.aposnutrition.com
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.