A Busca pelo Tratamento da Doença Falciforme



A Anemia Falciforme é uma doença hereditária, resultado de uma modificação genética do gene (DNA) que, no lugar de produzir o pigmento chamado hemoglobina (Hb) A, dentro dos glóbulos vermelhos ou hemácias, produz outro, denominado S (HbS). Dessa maneira, a Doença Falciforme é a denominação usada para caracterizar uma doença causada pela presença de HbS nos glóbulos vermelhos de um indivíduo.

A Doença Falciforme teve sua origem na África, mas hoje pode ser encontrada em diversas partes do mundo. No Brasil, essa doença é muito preente devido ao elevado número de africanos trazidos à força para o trabalho escravo e que constituem uma das bases da formação da população brasileira. A população afrodescendente é afligida por um grupo de moléstias relevantes, entre as quais está a Doença Falciforme.

Dentre os principais sintomas da Doença Falciforme, podemos destacar a: Anemia Crônica - causada pela rápida destruição dos glóbulos vermelhos.
Icterícia - cor amarelada na pele e mais visível no "branco dos olhos". Isso, na Doença Falciforme, não significa hepatite e não é contagioso.
Síndrome mão-pé - "inchaços" muito dolorosos na região dos punhos e tornozelos. São mais freequentes até os dois anos de idade.
Crises dolorosas - principalmente em ossos, músculos e articulações.

As crises dolorosas frquentemente requerem orientação médica. Já as crises de leve intensidade poderão ser tratadas em casa, com analgésicos e ingestão de bastante líquido. A ocorrência de febre sempre requer avaliação médica. Afinal, pode ser um importante sinal de infecção.

O diagnóstico é realizado com o "Teste do Pezinho", logo na primeira semana de vida. A criança deve ser levada a um posto de saúde para realizar o exame. Esse teste pode identificar a presença da Doença Falciforme, do Traço Falciforme e também do hipotireoidismo congênito, da fenilcetonúria e da fibrose cística.

Crianças a partir dos quatro meses de idade, jovens e adultos, que ainda nñao fizeram diagnóstico para detecção da doença e do traço, podem realizar o exame de sangue chamado eletroforese de hemoglobina, disponível no SUS.

Referência: Ministério da Saúde
www.saude.gov.br
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.