Cálcio - Seu Metabolismo de Absorção e suas Interações


O cálcio é de extrema importância, por ser o principal mineral que atua na formação da massa óssea, sendo também essencial para a coagulação sanguínea, agregação plaquetária e possui um papel especial na contração muscular. Sua absorção ocorre no intestino delgado, sendo absorvidos cerca de 20 a 30% da sua ingestão. Portanto seu consumo deve atender as necessidades nutricionais e o organsimo deve estar apto para sua absorção e metabolismo, garantindo assim a saúde e sua manutenção.

Porém, em alguns casos o papel do cálcio pode ser afetado, como se pode observar em estudo recente que avaliou a osteopenia em alcoólatras. Foram avaliadas a densidade mineral óssea e demais parâmetros envolvidos em alcoólatras, para se determinar se um período de 6 meses de abstinência leva a mudanças nesses parâmetros. De acordo com o estudo, após 6 meses, os indivíduos que continuaram bebendo apresentaram uma perda de massa óssea, enquanto que os que se abstiveram não obtiveram estas perdas, além de apresentarem um aumento significativo em alguns parâmetros importantes em relação ao metabolismo do cálcio. Deste modo, o estudo identificou melhoras em relação ao metabolismo de cálcio em pacientes em abstinência.

Outra complicação que pode comprometer o metabolismo do cálcio é a presença da fenilcetonúria, considerado um erro inato do metabolismo do aminoácido fenilalanina, uma vez que o tratamento é essencialmente dietético e envolve uma restrição severa no consumo de alimentos contendo este aminoácido, como restrição as fontes proteicas, que acarreta deficiência na ingestão de diversos nutrientes, dentre eles o cálcio. De acordo com o estudo, pesquisas recentes demonstram que portadores de fenilcetonúria apresentam frequentemente osteopenia e fraturas em crianças. Deste modo, há a necessidade da suplementação de cálcio em pacientes fenilcetonúria, favorecendo o desenvolvimento ósseo esperado.

Os dados dos estudos evidenciam complicações que podem prejudicar a ingestão e metabolismodo cálcio, trazendo prejuízos à saúde. Deste modo, medidas que minimizem estes fatores, assim como campanhas que favoreçam a abstinência de álcool e suplementação adequada deste nutriente, devem ser realizadas, trazendo diversos benefícios à saúde.

Fontes: Alvisa-Negrin J; Gonzalez-Reimers E; Santolaria-Fernandez F; et al.Osteopenia in alcoholics: effect of alcohol abstinence. Alcohol Alcohol; 44(5): 468-75, 2009 Sep-Oct.

MARTINS, Fabiana Ferreira; MENDES, Andréa Barcellos; CRUZ, Wanise Maria de Souza and BOAVENTURA, Gilson Teles. Metabolismo do cálcio na fenilcetonúria. Rev. Nutr. 2009, vol.22, n.3, pp. 419-428.

Revista Nutrição em Pauta
http://www.nutricaoempauta.com.br

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.