Chá de Erva-Doce - Quais seus benefícios para a saúde?


Este chá oferece uma uma infinidade de benefícios para sua saúde. Tanto no gosto como na aparência, o chá de erva-doce foi tradicionalmente utilizado em culturas de paquistaneses e indianos tanto como um ingrediente de cozinha, mas também como medicamento. Disponível em formas que vão desde sacos de chá, sementes, suplementos e cápsulas. O mesmo pode ser encontrado em feiras livres, supermercados e farmácias.

Hoje, já temos estudos que comprovam alguns benefícios deste chá. O mesmo é capaz de ajudar no tratamento de alterações gastrointestinais, aliviar distensão abdominal, constipação, azia, indigestão e também em quadros de flatulência. Os efeitos da erva-doce no sistema digestivo é tão conhecido que temos já inúmeros profissionais de saúde deixando de utilizar medicamentos agressivos para usar o chá de erva-doce no tratamento de algumas alterações do sistema digestivo. O chá é ainda muito eficaz na redução dos sintomas de gripe e resfriados. Quando a erva-doce é tomada na forma de chá, proporciona o alívio na dor de garganta, atuando como um expectorante, esclarecendo a congestão do peito e catarro em excesso.

Este chá é conhecido por seu poder diurético natural, o que significa que promove o fluxo urinário saudável auxiliando assim na saúde dos rins. Encontramos ainda na erva doce a presença de agentes como o potássio, cálcio e outras vitaminas. Outra grande qualidade é sua capacidade natural em ajudar a aliviar os sintomas associados a cólicas em crianças pequenas (efeito comprovado em pesquisas humanas).

Lembrando que antes de iniciar seu uso como alimento funcional, você deverá procurar um nutricionista. O mesmo irá lhe orientar quanto a melhor maneira de se beneficiar de suas qualidades nutricionais.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa.
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica & Nutrição Estética.
Uberlândia - Rua Bernardo Guimarães, 417 - Centro
Uberlândia-MG Telefones: (34) 3255.1237 - 3231.8655 - 3237.4430
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.