Grãos Integrais - Uma boa opção para quem busca por um bom futuro


Cereais como os grãos de trigo, milho e arroz devem fazer parte da nossa alimentação diária. No entanto, vale lembrar que temos inúmeras opções de grãos que podem estar sobre a forma refinada ou não refinada, geralmente conhecido como grãos integrais.

Grãos refinados têm sido despojado de seu revestimento exterior durante o processo de moagem, onde temos após o processo apenas o endosperma do grão. Podemos citar o arroz branco, o pão branco e as massas brancas.

No grão integral, temos a preservação do farelo, gérmen e endosperma. O farelo é uma excelente fonte de fibra, o germe é uma fonte de proteína, vitaminas e minerais, e o endosperma fornece a maior parte dos hidratos de carbono, principalmente na forma de amido. Formas de grãos não refinados ou integrais fornecem nutrientes essenciais para sua saúde.

Grãos integrais ainda são ricos em fitoquímicos e antioxidantes, substâncias que ajudam na proteção contra doenças cardiovasculares, coronárias, alguns tipos de cancro e no diabetes. Estudos têm demonstrado que pessoas que comem três ou mais porções de grãos integrais por dia estão menos propensos a sofrerem de doenças cardíacas.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa.
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica & Nutrição Estética.
Uberlândia - Rua Bernardo Guimarães, 417 - Centro
Uberlândia/MG Telefones: (34) 3255.1237 - 3231.8655 - 3237.4430

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.