Influência da Alimentação da Gestante


Fonte: RGNutri
http://rgnutri.com.br/

As preferências alimentares estão relacionadas com a genética, as experiências e as exposições alimentares do indivíduo durante sua vida, as vivências da primeira infância têm grande importância para este desenvolvimento (VITOLO, 2008).

Já é conhecido que naturalmente o ser humano aprecia o sabor doce, o sabor salgado e o umami – percepção ao glumato de sódio, presente nas carnes, queijos, peixes, mariscos e alguns vegetais. O sabor amargo e o azedo naturalmente sofrem certa resistência na aceitação, o que auxilia na prevenção da ingestão de alimentos estragados ou com potencial tóxico. (ALMEIDA, 2010; BEAUCHAMP AND MENELLA, 2011). Entretanto essas preferências inatas podem ser alteradas com o desenvolvimento do paladar através de experiências variadas (ALMEIDA, 2010).

O desenvolvimento das preferências alimentares também está bastante relacionado com os hábitos culturais e o ambiente que o individuo está submetido, essa influência tem maior impacto na primeira infância e estudos recentes apontam que essa sensibilização inicia-se a partir do crescimento fetal com a exposição ao líquido amniótico materno, responsável pelas trocas gasosas e de nutrientes entre a mãe e o feto (ALMEIDA, 2010).

O flavor dos alimentos, termo utilizado para percepção conjugada do cheiro e do sabor dos alimentos, já pode ser percebido pelo feto. Estudos científicos constatam que as primeiras experiências com o sabor são transmitidas pela mãe antes do nascimento, através do líquido amniótico e após o nascimento através do leite materno e em sequência pela introdução dos alimentos. Essas exposições são essências e importantíssimas para a construção dos hábitos alimentares e determinação a aceitação dos alimentos. (COOKE and FILDES, 2011)

Segundo pesquisas realizadas foi constatado que de acordo com o tipo de alimentação realizada pela gestante originará um flavor específico para o líquido aminiótico; isso terá influência direta em uma aceitação mais fácil desses tipos de alimentos. Além disso, foi observado que o leite materno também apresenta um flavor característico. (COOKE and FILDES, 2011).

Um estudo realizado com gestantes que consumiram 300ml de suco de cenoura quatro dias por três semanas do último semestre gestacional e durante os dois primeiros meses lactação apresentaram melhor aceitação para alimentos contendo cenoura (suco e cereais com sabor de cenoura), quando comparado aos grupos que consumiram o suco de cenoura somente na gestação ou quando comparado ao grupo que recebeu apenas água (MENELLA e col., 2001). Outro fator essencial à aceitação alimentar é a exposição variada e repetida para as crianças desde o início da introdução dos alimentos (VITOLO, 2008).

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, A.T.M.S. O treino do Paladar, marcadores precoces de uma alimentação saudável para a vida. Faculdade de ciência da nutrição e alimentação. Universidade do Porto, 2010.
BEAUCHAMP, G.K.; MENELLA, J.A. Flavor Perception in Human Infants: Development and Functional Significance. Digestion. vol. 83, p. 1-6, 2011.
COOKE, L; FILDES, A. The impact of flavor exposure in utero and during milk feeding on food acceptance at weaning and beyond. Appetite xxx, 2011
MENELLA, J.A.; JAGNOW, C.P., BEAUCHAMP, G.K. Prenatal and Postnatal Flavor Learning by Human Infants. Pediatrics. vol. 107, n. 6, p. 1-12, 2001.
VITOLO, M.R. Práticas Alimentares na Infância. In: _____. Nutrição da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2008. p. 221-226.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.