Picamalácia: Desejos ou Necessidades Nutricionais da Grávida?


Uma das partes mais divertidas da gravidez é sentir desejos e ver toda a gente preocupada em tentar satisfazê-los. No entanto não há qualquer estudo científico que comprove ou refute a veracidade dos desejos e/ou aversões nutricionais descritas pelas gestantes. Toda esta questão pode até ser uma forma de a grávida conseguir atrair as atenções, afinal a tarefa de gerar um ser não é fácil e a mulher pode muito bem sentir-se no direito de ter mimos e de os ver atendidos…

Esta síndrome do desejo tem o nome de picamalácia, uma doença cuja justificação é controversa.

Uma delas é que os alimentos estranhos, que antes não eram nem um pouco atraentes, trariam a sensação de alívio para náuseas e vómitos. Outra, mais aceite, é de que o corpo tem necessidades nutricionais, como o ferro, que leva a grávida a comer substâncias que, embora não sejam alimentos, contêm esse nutriente como, por exemplo, um tijolo.

Os desejos mais comuns são de doces e derivados do leite, como gelado. Mas essa vontade irresistível também pode ser uma forma de o corpo sinalizar que tem necessidades nutricionais, originando mesmo situações caricatas, como comer ferrugem ou terra vermelha, por exemplo.

Para tratar a picamalácia, a grávida precisa de ter consciência que seu corpo lhe está a dar sinais de necessidades nutricionais, a fim de repor os nutrientes que estão em falta na sua alimentação.
Nos casos mais graves, a doença pode trazer complicações graves para a gestante e para o bebé; afinal, terra e tinta descascada (lanches comuns para quem sofre de picamalácia) não são comida, e podem causar desde feridas no estômago a envenenamento.

Fonte: A Minha Gravidez
http://aminhagravidez.com/
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.