CARNE VERMELHA X DIVERTICULITE


Exatamente como a ingestão da carne vermelha pode afetar o risco de diverticulite não é ainda tão claro e mais pesquisas são necessárias. Mas o consumo mais elevado de carne vermelha tem sido associado à presença de substâncias químicas inflamatórias, como proteína C reativa e ferritina, bem como doenças cardíacas / acidente vascular cerebral e diabetes.

É possível que o tipo e a diversidade de bactérias que colonizam o intestino, referido como o microbioma do intestino, também possam ter um papel, com o consumo de carnes vermelhas alterando a gama de bactérias, potencialmente afetando a resposta imune e a integridade do revestimento intestinal. Além das altas temperaturas de cozimento envolvidas na carne não processada, que estava mais fortemente associada à diverticulite, podem influenciar a composição bacteriana ou a atividade inflamatória.

Este foi um estudo publicado pela British Medical Journal > Yin Cao, Lisa L Strate, Brieze R Keeley, Idy Tam, Kana Wu, Edward L Giovannucci, Andrew T Chan. Meat intake and risk of diverticulitis among men. Gut, 2017; gutjnl-2016-313082 DOI: 10.1136/gutjnl-2016-313082


Trata-se de um estudo observacional, portanto, não é possível tirar conclusões firmes sobre causa e efeito, e os resultados podem ter sido sujeitos a inexatidões. Além disso, como a pesquisa foi realizada apenas em homens, os resultados podem não ser aplicáveis ​​às mulheres. No entanto, os pesquisadores concluem: "Nossas descobertas podem fornecer orientação dietética prática para pacientes em risco de diverticulite, uma doença comum de enormes encargos econômicos e clínicos".




Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.