Sintomas de celíacos podem passar despercebidos

Data: 22/04/2004
Autor(a): Patricia Logullo
Foto Original - Fotógrafo: Equipe Nutritotal
www.nutritotal.com.br

Recente trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition avaliou a freqüência e natureza dos sintomas da doença celíaca e o efeito da dieta sem glúten sobre esses sintomas gastrointestinais. Os pesquisadores verificaram que 46% da amostra preenchia os critérios diagnósticos para a síndrome do cólon irritável e boa parte não tinha diarréia.

O estudo, realizado na Universidade de Iowa acompanhou 215 participantes (160 mulheres e 55 homens) no período de 1990 a 1997 com biópsia intestinal confirmando a presença da doença. A média de idade foi 48 anos. Todos os integrantes receberam a mesma dieta sem glúten orientado pela mesma nutricionista.

A doença celíaca, caracterizada pela sensibilidade ao glúten, é considerada rara nos Estados Unidos. O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada, malte e é encontrado nos pães, bolos, bolachas, macarrão, cerveja, dentre outros. Seus sintomas clássicos são diarréia, esteatorréia e perda de peso. Porém, pacientes com sintomas atípicos são bastante encontrados, como ocorreu no estudo norte-americano. Os sintomas gastrointestinais e outros antes e depois do tratamento com a dieta sem glúten foram os descritos na tabela abaixo.

Tabela. Sintomas e sinais em 215 pacientes com doença celíaca, antes e depois da administração de dieta livre de glúten


Número de indivíduos com
sintomas antes da dieta
Número de indivíduos com
sintomas depois da dieta
Diarréia
163
73
Constipação
83
64
Dor abdominal
171
6
Sangramento abdominal157
9
Náuseas ou vômitos96
19
Intolerância à lactose
85
27

“É necessário que os médicos estejam atentos para detectar a doença celíaca, pois além de os sintomas poderem ser confundidos com os de doenças inflamatórias, há uma variedade que dificulta o diagnóstico”, alertam os autores.

Referência(s) Murray JA, Watson T, Clearman B, et al. Effect of a gluten-free diet on gastrointestinal symptoms in celiac disease. Am J Clin Nutr. 2004;79(4):669-73.
Associação Brasileira dos Celíacos. Doença Celíaca. Disponível em: http://www.acelbra.org.br/2004/doencaceliaca.php. Acessado em 21-04-04.

Artigo Original em: www.nutritotal.com.br

Imagens Ilustrativas


Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.