Chá verde reduz perda de albumina em diabéticos



Conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o estudo publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature, demonstrou o efeito positivo do chá verde na melhora da nefropatia causada por diabetes.

Trata-se de um ensaio clínico, duplo-cego, no qual 42 pacientes diabéticos com uma razão urinária de albumina-creati
nina >30 mg/g, mesmo com a administração da dose máxima recomendada de inibidores de renina-angiotensina (em pacientes diabéticos com proteinúria e graus variáveis de perda da função renal, esse tipo de medicamento tem determinado alterações importantes na história natural dessa doença, reduzindo a proteinúria e a velocidade de perda da massa funcionante renal.), foram divididos aleatoriamente em dois grupos iguais que receberam, durante 12 semanas, extrato de chá verde (contendo 800 mg de epigalocatequina-galato) ou placebo. O medicamento foi mantido para todos os pacientes durante todo o período do estudo.

O grupo que recebeu o extrato de chá verde teve uma redução de 41% na albuminúria (perda da albumina por meio da urina), ao passo que o grupo que recebeu placebo teve um aumento de 3%.

Você está querendo saber quais os reais 

benefícios do chá verde? Clique aqui.


Segundo os autores, a eliminação de albumina na urina é normal em pequenas quantidades (até 30 mg por dia). No entanto, os pacientes do estudo eliminavam quantidades superiores apesar do tratamento medicamentoso. Alta excreção de albumina é indicador de prejuízo na função renal.

“A administração de polifenóis de chá verde reduz a albuminúria em pacientes diabéticos que receberam a dose máxima recomendada de inibidores do sistema renina-angiotensina”, concluem os autores. “São necessários futuros ensaios randomizados multicêntricos, com amostras maiores, para confirmar a segurança e eficácia a longo prazo”, afirmam.



REFERÊNCIA (S)

Borges CM, Papadimitriou A, Duarte DA, Lopes de Faria JM, Lopes de Faria JB. The use of green tea polyphenols for treating residual albuminuria in diabetic nephropathy: A double-blind randomised clinical trial. Sci Rep. 2016; 6:28282.

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.