Comportamento e educação nutricional

As pessoas costumam se alimentar do que gostam e dos alimentos que lhe dão prazer. A preocupação em relação a alimentação saudável está presente apenas entre algumas pessoas. O comportamento alimentar, principalmente de crianças e adolescentes sofre alterações devido a diversas causas, o que pode influenciar na qualidade da ingestão alimentar.

Preocupados em avaliar o comportamento alimentar, pesquisadores desenvolveram um estudo onde foi avaliada a influência da presença de familiares no consumo de alimentos, mostrando maior consumo na presença de familiar do que de pessoas estranhas.

O comportamento alimentar pode ser influenciado pela educação nutricional, a qual deve ser realizada de forma eficaz. Esse assunto foi abordado em pesquisa recente realizada com mães, a qual avaliou a efetividade de três métodos de educação nutricional, sendo um jogo de computador, um site e panfleto. Os resultados indicaram que o site obteve melhor resultado entre a população em estudo.

Os dados evidenciam que o comportamento alimentar pode sofrer alterações e sendo assim, os profissionais devem utilizar recursos para aplicar a educação nutricional que for de melhor eficácia entre a população a ser trabalhada, melhorando assim a alimentação e qualidade de vida dos indivíduos envolvidos.

Fontes:

Sarah-Jeanne Salvy, Lenny R. Vartanian, Jennifer S. Coelho, Denise Jarrin and Patricia P. Pliner. The role of familiarity on modeling of eating and food consumption in children. Appetite; 50(2-3):514-518, March-May, 2008.

Silk KJ; Sherry J; Winn B; Keesecker N; Horodynski MA; Sayir A. Increasing nutrition literacy: testing the effectiveness of print, web site, and game modalities. J Nutr Educ Behav; 40(1): 3-10, 2008 Jan-Feb.
Fonte: Nutrição em Pauta
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.