Fortificação de alimentos

O consumo alimentar adequado de acordo com as necessidades nutricionais dos indivíduos, fornece todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do organismo e realização das atividades necessárias.

Nos últimos anos, a fortificação dos alimentos vem sendo realizada pelas indústrias alimentícias, com o objetivo de fornecer alimentos e preparações cada vez mais completos e nutritivos. O ácido graxo ômega-3 é um dos nutrientes que tem sido utilizado na fortificação, prometendo resultados benéficos para a saúde dos consumidores.

Trabalhos recentes têm avaliado consumo do ômega-3 e sua relação com o estado de saúde da população em estudo. Dados recentes evidenciaram que o ômega-3 aumentou a resposta protetora do coração, podendo melhorar a o estado cardio-vascular da população em estudo.

Outra pesquisa obteve como objetivo testar a hipótese de que a fortificação com ômega-3 dentre outros nutrientes na dieta de gestantes, colabora para o aumento do peso ao nascer. Os resultados indicaram que essa intervenção aumentou a média do peso ao nascer na população em estudo.

Os dados demostram alguns benefícios da fortificação de alimentos com nutrientes específicos. Porém, a fortificação de alimentos possui muitas restrições e dúvidas em relação aos seus benefícios. Portanto, deve-se conhecer os resultados dos estudos que estão sendo realizado na área e só utilizar alimentos forticados que sejam aprovados pelos órgãos de controle e de preferência, com acompanhamneto nutricional

Fontes:

Kelley DS; Siegel D; Vemuri M; Chung GH; Mackey BE. Docosahexaenoic acid supplementation decreases remnant-like particle-cholesterol and increases the (n-3) index in hypertriglyceridemic men. J Nutr; 138(1): 30-5, 2008 Jan.

Mardones F, et al. Effects of a dairy product fortified with multiple micronutrients and omega-3 fatty acids on birth weight and gestation duration in pregnant Chilean women. Public Health Nutr; 11(1): 30-40, 2008 Jan.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.