COLESTEROL ALTO? Fitosterol!

Fitosterol - Também conhecidos como esteróis vegetais, são um extrato vegetal natural de sementes de girassol e grãos de soja.

Texto: Vinícius Graton Costa

Para nós seres humanos, sabemos o quanto o colesterol é importante para nosso corpo, desempenhando importantes funções para o nosso organismo, como a atuação na função estrutural de todas as membranas, precursor de ácidos biliares como o ácido cólico, desoxicólico, precursor de vitamina D3 além também de ser precursor dos hormônios esteróides, como os hormônios sexuais masculinos e femininos.

Os fitosteróides têm para os vegetais uma função similar à do colesterol para os seres humanos, que é a manutenção da estrutura e da função da membrana da célula. (MIETTINEN, T.A., GYLLING, H. REGULATION OF CHOLESTEROL METABOLISM BY DIETARY PLANT STEROL. Curr. Opin. Lipidol., v.10, p.9-14, 1999)


Quais são os fitosteróis mais comuns?
Os fitosteróis mais comuns são:
  • Sitosterol
  • Campesterol
  • Estigmasterol.

Quais suas funções?
Reduzem o colesterol em virtude de sua capacidade de impedir a absorção do colesterol no intestino.

Estudos clínicos realizados durante algumas décadas mostraram que os fitosteróis reduzem os níveis de colesterol, se consumidos regularmente, diminuindo a fração LDL-c, sem interferência na fração HDL-c.

Há ainda duas fontes de colesterol no intestino:
  1. Hexógena: proveniente da ingestão de alimentos.
  2. Endógena: produzida pelo fígado, passando para o intestino delgado junto com a bile.

Em nossa alimentação, a maior parte dos lípides estão sobre a forma de triacilgliceróis, fosfolípides, colesterol esterificado e livre, que, no estômago, são quebrados em glóbulos e misturados à água, formando uma emulsão. O pâncreas libera enzimas (lípases) para o intestino delgado, que vão quebrar os triacilgliceróis em ácidos graxos livres e glicerol e que removem os ácidos graxos dos ésteres de colesterol, produzindo colesterol livre. Além disso, os lípides interagem com a bile, convertendo as gorduras da dieta em micelas mistas e de sais biliares e triacilgliceróis.

E como o colesterol se torna solúvel?
Para que o colesterol se torne solúvel, há a necessidade de ser incorporado às micelas, no intestino, caso contrário permanecerá insolúvel e será eliminado nas fezes.

Quando os fitosteróis estão presentes na dieta, são quebrados em esteróis livres e ácidos graxos e também são introduzidos nas micelas, impedindo a entrada ou o deslocamento do colesterol para essas micelas (TRAUTWEIN, E.A., DUCHATEU, G.S.M.J.E., LIN, Y. Proposed mechanisms of cholesterol-lowering action of plants sterol. Eur. J. Lipid Sci. Technol., v. 105, p. 171-185, 2003).

A ingestão de alimentos contendo ésteres de fitosterol reduz a absorção tanto do colesterol dietético, ou seja, exógeno, quanto do endógeno.

A redução da absorção de colesterol, estimula o fígado a aumentar a síntese de colesterol, porém esse aumento não é suficiente para compensar o fornecimento reduzido de colesterol. Em resposta, o fígado aumenta o número de receptores LDL para, em seguida, aumentar a liberação de LDL-c das artérias.

Conseqüentemente, tanto os valores totais quanto os LDL-c diminuem, enquanto o valor de HDL-c não se altera, permitindo, assim, um perfil lipídico mais adequado. (TRAUTWEIN, E.A., DUCHATEU, G.S.M.J.E., LIN, Y. Proposed mechanisms of cholesterol-lowering action of plants sterol. Eur. J. Lipid Sci. Technol., v. 105, p. 171-185, 2003).

Estudos demonstraram que a dose de 1,6g de fitosteróis reduz de 8 a 15% os níveis de colesterol e de LDL-c. Para fins comerciais, os fitosteróis são encontrados adicionados às margarinas, nas quais a recomendação para um efeito redutor do colesterol é de 20g/dia, atingindo a quantidade de 1,6g de fitosterol. (WESTSTRATE, J.A., MAIJER, G.W. Plant sterol enriched margarines and reduction of plasma total and LDL cholesterol-lowering agents: clinical trials in patients with hypercholesterolemic subjects. Eur. J. Clin. Nutr., v.53, p.319-327, 1999).



Esta matéria foi sugerida por: ThiagoNutri by Twitter
Você pode também sugerir matérias atravez do Twitter! Clique aqui para nos adicionar!
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.