Qual a importância do fósforo?

Fósforo - Calorias & Nutrientes - Minerais
RGNUTRI

Depois do cálcio, o fósforo é o mineral mais encontrado no organismo. Sua maior parte é concentrada em ossos e dentes, mas também está presente no sangue e vários órgãos. Este mineral tem como principais funções atuar em conjunto com o cálcio na formação dos ossos e dentes, manter a integridade do esqueleto e ajudar a formar o esmalte dos dentes e os fortalecer. Porém ele é essencial a todas as células, pois as protege fortalecendo suas membranas (ARAÚJO et al, 2001).

O fósforo tem interação com outros diversos nutrientes auxiliando-os a desempenharem suas funções, como por exemplo, ativar as vitaminas do complexo B, permitindo que elas exerçam seus efeitos benéficos. Também forma compostos com outras substâncias, como as gorduras. Eles se ligam formando os fosfolipídios que têm funções estruturais e metabólicas em todo o organismo (OLIVEIRA, 2007).

Além disso, sem este mineral, o corpo humano não conseguiria converter nutrientes como proteínas, carboidratos e gorduras em energia, pois ele é necessário para formar uma molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP) que atua como fornecedora de energia vital para todas as células do organismo (ARAÚJO et al, 2001).

Este mineral possui outros benefícios. Ele atua em processos orgânicos como contração muscular, transmissão de impulsos nervosos do cérebro para o corpo e secreção de hormônios. Sendo assim, o fósforo melhoraria o desempenho físico e combateria a fadiga. Além disso, o fósforo é essencial para manter o PH do sangue e para produzir DNA e RNA, elementos do genoma (ARAÚJO et al, 2001).

Os minerais, assim como as vitaminas, são elementos essenciais à manutenção dos processos metabólicos fazendo parte de algumas enzimas e de hormônios que regulam a atividade fisiológica (VIEBIG e NACIF, 2007).

Metabolismo

O transporte do fósforo acontece por meio das microvilosidades intestinais. A absorção deste mineral é proporcional à sua ingestão, quando esta é feita dentro dos valores recomendados. Dentro dessas condições, parte do fósforo ingerido é filtrado, e cerca de 90% deste fósforo filtrado é reabsorvido. A ingestão de fósforo influencia sua reabsorção e excreção. A reabsorção torna-se aumentada quando a dieta é restrita e diminuída quando o conteúdo dietético de fósforo está aumentado. "À medida que os níveis séricos de fósforo plasmático aumentam, ocorre uma elevação nos mecanismos de filtração e a reabsorção do fósforo, sendo o mecanismo reabsortivo rapidamente saturado e a excreção aumentada em proporção à carga filtrada" (OLIVEIRA, 2007).

Recomendação

Segundo Dietary Reference Intakes (DRI), (1997), a recomendação de fósforo para indivíduo adulto sadio é de 700mg por dia.

Deficiência

A deficiência de fósforo é rara, pois ele está presente em muitos alimentos. Alimentos fontes de proteínas como carnes, tanto as vermelhas quanto as brancas, e laticínios, contém muito fósforo. Ele também é encontrado em alimentos integrais, como pães, massas e cereais. Mesmo com a grande oferta de fósforo nos alimentos, caso a deficiência ocorra, ela pode causar ossos e dentes frágeis, fraqueza, perda de apetite, dores e rigidez nas articulações, maior suscetibilidade a infecções (ARAÚJO et al, 2001) e principalmente causar alteração no metabolismo energético (OLIVEIRA, 2007).

Segue abaixo a quantidade de fósforo em 100g de alguns alimentos:

Alimento (100g)

Fósforo (mg)

Queijo parmesão

745

Manjuba

735

Sardinha

629

Cereais (mistura de trigo, cevada e aveia)

515

Pescada branca

504

Requeijão cremoso

448

Fígado bovino

420

Amendoim

407

Filé mignon

308

Farinha láctea (cereais)

296

Contra filé

287

Atum fresco

254

Aveia

153

Lentilha

104

Feijão carioca

87

Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Nota: Durante a atividade física, a transferência de energia no organismo é realizada por meio de ligações químicas que buscam a produção do ATP. O fósforo está presente em outro sistema importante para o praticante de atividade física, o ATP-CP (composto creatina fosfato). Esse composto é uma molécula que estoca fosfato em alta energia e é ativada quanto os estoques de ATP chegam ao fim (VIEBIG e NACIF, 2007).

Referências

ARAÚJO, C. et al [tradução]. Fósforo. In: O poder de cura de vitaminas, minerais e outros suplementos. 1. ed. Reader´s Digest . Rio de Janeiro, 2001. Parte 2, p. 292-293.

DIETARY REFERENCE INTAKES. Nutr Rev 1997.

OLIVEIRA, T.C. Fósforo: função, metabolismo e recomendações. Rev Dig Nutr. Ipatinga, 2007. Nutrir Gerais. v. 1, n. 1. Disponível em Acesso em 05 mai 2009.

TACO – Tabela brasileira de composição de alimentos. Versão 2 – 2. ed. Campinas, 2006.

VIEBIG, R.F.; NACIF, M. A. L. Nutrição aplicada à atividade física e ao esporte. In: SILVA, S. M. C. S.; MURA, J.D.P. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 1. ed. Roca. São Paulo, 2007. cap. 16, p. 226.




Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.