Abra os olhos consumidor, se atente para as informações!

Eu estava no supermercado não muito tempo atrás e vi algo que me fez rir em voz alta. Era um saco de maçãs com uma etiqueta que dizia, "sem colesterol!" Isso é como colocar um "Sem calorias" rótulo de uma garrafa de água. Para quem ainda não sabe, o colesterol vem só de alimentos com gordura de origem animal e não a partir de plantas. Assim o que se vê em rótulos como este que descrevi, o que temos é uma tentativa por parte da empresa em enganar o consumidor despreparado.

News & World Report publicou um artigo na semana passada sobre as reivindicações semelhantes nos rótulos dos alimentos e como o Food and Drug Administration está alertando as empresas sobre rótulos enganosos. O FDA está aconselhando-nos também a ter cuidado com os alimentos açucarados, como cereais típicos do café da manhã, que promovam a sua adição de vitaminas, minimizando qualquer menção ao teor de açúcar. A lista de reclamações também inclui a seguinte afirmação: "feito com a fruta inteira" quando na realidade contêm apenas uma pequena porcentagem de frutas inteiras; reivindicações semelhantes "grão integral" naqueles onde os alimentos foram feitos com apenas uma pequena quantidade de grãos inteiros e os alimentos que alegam ser " natural ".

Algo que é natural não é necessariamente benéfico, especialmente quando você considera que o açúcar, gorduras saturadas, sódio, e até mesmo os vírus são naturais.

A chave é ler os rótulos nutricionais e ingredientes antes de comprar. E estar ciente de que, por vezes, mesmo que possa ser difícil de decifrar. O açúcar, por exemplo, podem ser descrito em seu rótulo com os mais diversos nomes, tais como xarope de milho, sacarose, frutose, dextrose, melaço, mel, xarope de malte, maltodextrina e muito mais.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.