O bisfenol A (BPA) - Suas aplicações quanto ao uso sobre os alimentos

O bisfenol A (BPA) é um produto químico industrial que tem estado presente em muitas garrafas de plástico rígido, tapaweres utilizadas para armazenarem os alimentos, metais e latas de bebidas desde 1960. Estudos realizados visando avaliar a toxicidade destes produtos, até agora, apoiaram a segurança dos baixos níveis de exposição humanaao BPA. No entanto, com base em resultados de estudos recentes utlizando novas abordagens para os testes realizados (Programa Nacional de Toxicologia do Instituto Nacional de Saúde e FDA) têm demonstrado preocupação com os efeitos potenciais do BPA no cérebro, no comportamento e no desenvolvimento de fetos, bebês e crianças jovens.

Em cooperação com o Programa Nacional de Toxicologia, FDA's National Center for Toxicological Reserch estão sendo realizados em profundidade novos estudos visando responder a perguntas e esclarecer as principais dúvidas sobre os riscos do BPA.

A FDA está tomando medidas razoáveis para reduzir a exposição humana ao Bisfenol A sobre o fornecimento de alimentos. Para estas medidas estão desenvolvendo as seguintes atividades:

- Ações de apoio da indústria para parar de produzir o BPA presente em frascos de bebê e copos infantis destinados a alimentação para o mercado nos Estados Unidos.
- Facilitar o desenvolvimento de alternativas ao BPA para o revestimento em latas de fórmula infantil e apoiar os esforços para substituir ou minimiazar os níveis de BPA em outros alimentos.
- A FDA estão apoiando mudanças na área visando regulamentar e supervisionar a ABP.
- A FDA está buscando esclarecer ao público as novas pesquisas realizadas envolvendo a BPA.

Leia a íntegra atualização janeiro 2010 ( PDF )

Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.