Conheça ervas mais potentes que o chá verde

Alguns benefícios do chá verde voce já conhece. Ele é feito da Camellia sinensis, ajuda a emagrecer e protege contra radicais livres. Talvez o que voce não saiba é que essa mesma planta dá origem a outros chás: vermelho, amarelo e branco. Segundo a nutricionista Daniela Jobst, eles possuem as mesmas propriedades do verde, mas são bem mais potentes.

Todos eles, entre outros benefícios, ajudam a emagrecer. Esses chás provocam a termogênese (aumento da temperatura corporal), acelerando o metabolismo e favorecendo a queima de gorduras. No entanto, não basta se encher de chá. Existem jeitos certos de tomá-los. Daniela explica que essas bebidas nunca devem ser ingeridas logo antes ou após as refeições, e sim nos intervalos entre elas.

- Eles diminuem a absorção de vitamina C e ferro se forem consumidos juntos com a comida.

Carolina Nizer, nutricionista do Lapinha Spa, no Paraná, lista outras ervas que também são potentes no emagrecimento: hibisco, sene, carqueja, erva de bugre, boldo do Chile, alcachofra, jalapa e funcho. O ideal é tomar pelo menos um litro da bebida feita da folha escolhida por dia.

- Devem ser tomados pelo menos por três dias da semana.

Quem prefere o chá gelado ao quente pode tomá-lo até 24 horas depois do seu preparo.

- Depois desse tempo [eles] perdem algumas de suas propriedades.

Dê preferência aos chás feitos em casa. Carolina conta que, devido aos processos de industrialização, os enlatados perdem muitas de suas funções.

Chá de oliveira: o 'detonador' da gordura

O chá de oliveira é pouco consumido pelo brasileiro e quase não é encontrado em saquinhos. No entanto, é um dos melhores amigos de quem quer detonar de vez a gordura, principalmente na região do quadril.

Carolina revela que alguns estudos feitos na Universidade Metodista de São Paulo demonstram que ele é mais potente que os chás feitos da Camellia sinensis e possui também quatro vezes mais selênio, cobre, zinco, magnésio e potássio.

- Tais propriedades ajudam na eliminação de quilos extras porque atuam diminuindo a gordura acumulada no corpo.

Como preparar os chás

Na hora do preparo, o ideal é preferir as folhas aos chás em saquinho. Segundo Mariana Canals, d'A Casa de Chá, em Belo Horizonte, as folhas em saquinhos são trituradas e, por isso, perdem vários nutrientes que existem em folhas maiores.

- As propriedades das plantas são voláteis, e quanto mais picada for a planta, maior será a perda dos nutrientes.

O chá a granel passa por um processamento manual, e é usado para chás de qualidade elevada. Para obter o máximo do sabor e dos nutrientes do chá, é necessário também mais espaço e circulação de água para as folhas se expandirem e se desenrolarem na infusão. O que não é muito fácil de acontecer com um chá de saquinho.

Para a dieta dar certo

Daniela afirma que a dieta dos chás deve estar aliada a uma alimentação balanceada, pobre em gorduras saturadas, carboidratos de alto índice glicêmico (como arroz, pão, doces e massas), alimentos industrializados e adoçantes artificiais, e rica em alimentos integrais.

- É importante também que as refeições sejam fracionadas pelo menos em cinco vezes ao dia.

Outra dica da nutricionista é beber os chás até o fim de tarde, por volta das 18h, por causa da cafeína.

- Ingeri-los mais à noite pode causar insônia.

Propriedades dos chás derivados da Camellia sinensis

Antioxidante: contém componentes como as catequinas, que são fitoquímicos encontrados nos alimentos de origem animal, previnem envelhecimento precoce assim como ajudam a prevenir e a controlar o excesso de radicais livres.

Digestivo: ativa a produção dos ácidos estomacais.

Energético: a presença da cafeína que acelera o metabolismo.

Antibacteriano: auxilia no combate às bactérias causadoras de cáries. Ele evita que a bactéria se fixe no dente, diminuindo, assim, a produção do ácido responsável pela proliferação das cáries.



Atenção: É fundamental a orientação profissional do Nutricionista, visando adaptar a quantidade de cada alimento a ser consumida, de acordo com o seu metabolismo.

Esta matéria foi revisada e redirecionada do website Entretenimento
http://entretenimento.r7.com
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.