Alguns fatores que afetam no ganho de peso descontrolado


Por que ganho peso tão facilmente? O estilo alimentar, os hábitos alimentares, a convivência com outras pessoas que também possuem hábitos alimentares errados e a falta de atividade física sem dúvida são algum dos fatores que influenciam no ganho de peso. Talvez estes sejam os principais problemas nas sociedades atuais. O estilo de vida.

O consumo descontrolado de alimentos hipercalóricos muitas vezes passa despercebido pela vida de muitos. Percebemos cada vez mais o aumento de porções, aumento do saco de pipoca servido no cinema, aumento dos lanches fast-food, aumento das porções nos restaurantes, aumento do tamanho do copo de refrigerante servido em restaurantes e cinemas, assim por diante.

O que percebemos com tais mudanças é que as porções e as calorias que tais estabelecimentos oferecem pode na grande maioria das vezes exceder em muito nas necessidades calóricas de uma pessoa por um dia todo. Ou seja, se uma determinada pessoa necessita durante todo o dia de um total de 1800 calorias, esta simplesmente consegue nos dias atuais consumir todas estas calorias ou quase todas em um único lanche, nos dias de hoje. A porção dos alimentos e as calorias aumentaram significativamente, disparando assim o gatilho da obesidade.

Outro ponto chave que devemos falar é a densidade calórica de muitos alimentos consumidos hoje. Ou seja, o consumo de pequenas porções durante todo o dia, porém com uma alta densidade calórica, muitas vezes acompanhada de pobres nutrientes, resultando em um maior risco de alimentação.

A grande variedade de alimentos que temos disponíveis a qualquer momento e ainda por um preço muitas vezes acessível a todos sem dúvida é outro ponto chave para a obesidade, contribuindo em muito para a ingestão de calorias.

Texto: Dr. Vinícius Graton Costa - Nutricionista.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.