Os três melhores livros de nutrição do mês de setembro!

Clínica Nutricional, de Edson Lameu.
O impacto da desnutrição sobre os diversos aparelhos e sistemas orgânicos é desastroso e, dependendo do seu grau, acarreta diversas alterações patológicas transitórias ou permanentes. Relatos de diversas instituições hospitalares, brasileiras e do exterior, alertam para o aumento das taxas de morbidade e mortalidade em pacientes que apresentam graus diversos de desnutrição. Este quadro, por si só calamitoso, e ainda mais grave quando se toma conhecimento da enorme incidência de desnutrição entre os pacientes hospitalizados. Estima-se, nos dias de hoje, que quase metade da população internada em um hospital geral apresenta algum grau de desnutrição. Contra este cavalheiro apocalíptico, criaram-se sociedades de nutrição clínica, equipes de terapia nutricional, e realizaram-se congressos e simpósios. A literatura sobre o assunto enriqueceu-se com a publicação de livros, teses e periódicos, aqui e no exterior. O conhecimento das bases fisiológicas da terapia desceu ao nível celular. A oferta de produtos adequados a cada situação é ampla, e o acesso aos sistemas digestório e venoso é realizado com dispositivos cada vez mais seguros e eficazes. O beneficio obtido, entretanto, ainda é imensamente menor do que o exigido pela gravidade da situação. As instituições hospitalares, tão ciosas com o controle de infecção e atualização de seu parque tecnológico, não se deram conta da agressividade deste inimigo, Em seu rastro, ele deixa um sem-número de insucessos terapêuticos. Combatê-lo não deve ser apenas tarefa dos especialistas em terapia nutricional, mas um objetivo central da instituição. Esta é uma obra que deve fazer parte da biblioteca de todos aqueles que direta ou indiretamente cuidam de enfermos por sua enorme contribuição ao assunto. Nada escapou ao espírito inquisidor e minucioso do autor. Sua paixão por divulgar a terapia nutricional só encontra paralelo em sua contribuição personalíssima ao seu estudo e desenvolvimento. A organização do índice e a escolha dos autores oferecem ao leitor uma oportunidade única de conhecer o estado da arte em terapia nutricional.

Manual de Prática Dietética, de Briony Thomas.
Manual de Prática Dietética tornou-se um livro indispensável e uma referência para todas as pessoas envolvidas na área da nutrição clínica e da dietética. Compilado a partir dos conhecimentos, tanto de especialistas individuais, como dos Grupos Especializados da British Dietetic Association, é um guia abrangente dos princípios e da prática da dietética em toda a sua gama - desde a promoção da saúde ao tratamento da doença. Todas as secções deste livro estão escritas e apresentadas de maneira excelente... Na introdução, o editor declara que o seu propósito consiste em "fornecer as informações de que os dietistas precisam para utilizar com eficácia as suas capacidades". A produção de uma fonte tão fidedigna de informação essencialmente prática sobre todos os aspectos da dietética cumpre esse propósito e o livro pode ser recomendado a dietistas, tanto qualificados, como estudantes. Embora o manual seja claramente destinado aos dietistas na prática clínica, será uma útil fonte de referência para todos os profissionais de cuidados de saúde com interesse pela nutrição.

Nutrição Clínica, de Faustino Teixeira Neto.
Aborda os aspectos básicos da nutrição de uma maneira geral, porém de forma sucinta e sintética. Também aborda os temas essenciais da patologia da nutrição e os recursos mais atuais disponíveis para o estabelecimento da terapia nutricional adequada, de forma a atender não só aos estudantes e aos profissionais médicos mas, também, nutricionistas, enfermeiros, bioquímicos e outros profissionais da área de saúde.
Créditos: NutriçãoSadia. Tecnologia do Blogger.